Como melhorar o desempenho do SOLIDWORKS na sua máquina

March 26, 2020

Engenheiros e Designers que trabalham com softwares CAD normalmente possuem uma demanda muito alta, com diversas tarefas diárias a serem solucionadas. Para esses profissionais, o tempo e a qualidade são as chaves para o sucesso dos projetos.

 

Na postagem de hoje, vamos apresentar diversas ferramentas, configurações e suplementos do SOLIDWORKS que podem ser modificados para aumentar o desempenho do software e obter um fluxo de trabalho mais rápido e fluido.

 

1. Desabilitar suplementos em desuso

 

O SOLIDWORKS tem uma enorme gama de ferramentas para ajudar o usuário a solucionar os seus problemas e melhorar a experiência. Entretanto, existem diversas ferramentas que raramente são usadas e podem ser desabilitadas para reduzir o processamento da máquina.

 

O primeiro passo é abrir a janela de suplementos e garantir que os suplementos não utilizados estejam desativados. As caixas de seleção da esquerda mostram os Suplementos ativos no momento, e as caixas da direita mostram os suplementos que são abertos toda vez que o SOLIDWORKS é iniciado.

 

 

2. Alterar as configurações de Desempenho e Qualidade da imagem

 

Em Opções do sistema > Desempenho, encontramos diversas configurações que podem ser desativadas ou ter um nível de detalhe reduzido para aprimorar o desempenho do sistema. A opção Verificar ao reconstruir, por exemplo, pode ser desativada para que a verificação de erros seja mais simples e o tempo de reconstrução seja menor.

 

Em Propriedades do documento > Qualidade da imagem também encontramos configurações que podem ser desmarcadas e simplificadas para aumentar a performance. O ideal nesses casos é testar o desempenho após a alteração.

 

Por fim, em Opções do sistema > Pesquisar, é possível desmarcar as opções Pesquisar durante a digitação e Incluir resultados do 3D Content Central para agilizar os mecanismos de busca. Certifique-se também de que a opção Indexar somente quando o computador estiver ocioso esteja marcada.

 

3, Desativar recursos na área de gráficos

 

As configurações de vistas são utilizadas para dar ao modelo 3D um aspecto mais realista. Entretanto, elas não precisam estar ativas durante todo o processo e podem melhorar significativamente o desempenho quando desativadas.

 

 

A ferramenta Instant 3D, que permite a edição de recursos rapidamente pela área de gráficos, também pode ser desativada caso esteja em desuso.

 

 

4. Utilizar ferramentas do SOLIDWORKS para avaliar o desempenho e solucionar problemas

 

O SOLIDWORKS atualmente possui diversas ferramentas internas capazes de diagnosticar os problemas de lentidão em arquivos e na máquina. Um dos mais importantes é a Avaliação de desempenho, adaptado individualmente para peças, montagens e desenhos.

 

Encontrada na aba Avaliar, essa ferramenta nos mostra quais recursos, peças ou submontagens estão exigindo mais tempo para serem reconstruídos. A partir disso, podemos simplificar os modelos mais complexos, usando por exemplo a ferramenta Defeature. Outro caminho é suprimir os itens enquanto eles não estão sendo utilizados e assim aproveitar melhor do poder de processamento e memória da máquina. No caso de montagens e desenhos, a Avaliação de desempenho nos informa detalhadamente as configurações que podem estar afetando o desempenho.

 

O SOLIDWORKS Rx é uma ferramenta criada para diagnosticar problemas na sua máquina que afetam o SOLIDWORKS. Entenda como utiliza-la no link a seguir: Como diagnosticar problemas com o SOLIDWORKS Rx.

 

Para montagens, o SOLIDWORKS criou os modos de abertura Revisão de grande projeto e Peso leve que contém recursos limitados, porém aumentam drasticamente o desempenho na máquina. Também é importante resolver as submontagens como Rígido nas suas propriedades, caso o seu movimento não seja necessário no momento.

 

 

Já para desenhos, temos 4 modos de abertura, sendo o modo de Detalhamento o mais novo, lançado na versão SOLIDWORKS 2020. Esse modo permite diversos tipos de edições e exige muito menos da máquina. Experimente esses modos de abertura para ganhar tempo nos projetos e obter uma melhor experiência com o SOLIDWORKS.

 

Dicas adicionais:

 

  • Certifique-se de que está com a versão mais recente do SOLIDWORKS, pois diversas melhorias são implementadas a cada 3 meses tornando o software mais eficiente.

  • Consulte os requisitos do sistema para garantir que você tenha o equipamento necessário. Requisitos do sistema SOLIDWORKS.

  • Procure entender se a lentidão é causada pelo arquivo ou pela máquina, testando o comportamento em diferentes arquivos.

  • Use o Help do SOLIDWORKS para pesquisar sobre qualquer tipo de ferramenta ou recurso encontrado no software. Help SOLIDWORKS (PT-BR)

  • Procure o suporte da 4i Engenharia em suporte@4ieng.com.br caso precise de ajuda.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque