Como economizar seu tempo e dinheiro mudando do 2D para o 3D

Migrar do ambiente 2D para o 3D, apesar de poder parecer algo intimidador à primeira vista, é um processo simples e extremamente positivo para o usuário e para as empresas. Nesse artigo você conseguirá ter clareza do por que realizar essa otimização, descobrir 3 formas em que o CAD 3D economiza seu tempo e dinheiro e visualizar de forma prática essa transformação dentro do software.



Os desenvolvedores de produtos cada vez mais se deparam com requisitos de projeto, fluxo de trabalho e dados que se estendem muito além dos recursos de soluções tradicionais de desenho 2D e modelagem 3D em um só ponto.


Para atender a essas demandas emergentes de automação e compartilhamento de dados, é obrigatório que os projetistas utilizem um sistema integrado de desenvolvimento de produtos 3D, como o ambiente de projeto à fabricação SOLIDWORKS®.


Dessa forma, realizar essa otimização é uma necessidade bastante atual e, assim, aqui vão alguns motivos para realizá-la:


Por que realizar a mudança?


AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

  • Reduz o tempo de lançamento no mercado

  • Promove desenvolvimento simultâneo de produto

  • Melhora o gerenciamento de mudanças de engenharia

  • Aproveita os principais modelos 3D para apoiar outras funções


REDUÇÃO DE CUSTOS

  • O projeto simultâneo e integrado elimina custos desnecessários

  • Pedidos de alteração de engenharia são minimizados durante a produção

  • Corte de custos de prototipagem e falhas no campo


MELHORIA NA QUALIDADE

  • Menor probabilidade de erro humano

  • Atualização facilitada do projeto

  • Validação de desempenho

  • Erros de revisão são eliminados

  • Mais flexibilidade para fazer melhorias no projeto

  • Aproveitamento de imagens fotorrealistas


INCENTIVO À COLABORAÇÃO

  • Projeto, engenharia, colaboração de fabricação


MAIS INOVAÇÃO

  • Criação de dispositivos da Internet das Coisas (IoT) em uma plataforma integrada

Vantagens na utilização


Dessa forma, passando para a operacionalização do uso do software, também são diversas as vantagens da utilização de um CAD 3D que, por sua vez, irão trazer resultados como economia de tempo e dinheiro para as empresas, como discorrido acima.


Dentre as diversas vantagens, temos a principal, que também é a primeira vantagem percebida pelos usuários, que é a melhor visualização do produto que está sendo projetado. Porém, uma melhor visualização não serve apenas para deixar o processo mais bonito. A seguir, estão listados 3 formas em que o CAD 3D irá economizar seu tempo e dinheiro:


  • Essa visualização proporciona melhor entendimento de corpos 3D e a identificação mais direta e rápida de problemas em um produto, como interferências ou gerenciamento de espaço físico antes de o produto ser fabricado;


  • A facilidade na identificação de alterações que precisam ser realizadas permite que o CAD 3D seja capaz de proporcionar economia de tempo e dinheiro enquanto os custos de alterações ainda são baixos;


  • A possibilidade de visualizar um modelo com aparência de produto final auxilia no alinhamento entre o que se quer e o que está sendo projetado e ajuda a evitar retrabalhos que levariam tempo e dinheiro que podem ser utilizados em outros processos.


Com apenas esses pontos listados, vemos que uma melhor visualização do seu projeto pode trazer diversos benefícios nas áreas finalísticas da empresa.


Como funciona na prática?


Por fim, para quem pensa que migrar do 2D para o 3D é um desafio, viemos mostrar como a utilização do software SOLIDWORKS não é difícil e que basta estudar e praticar!


Uma grande facilidade na modelagem no SOLIDWORKS é a possibilidade de modelar corpos em esboços 2D em um plano. Com esses esboços você consegue realizar revoluções ou ressaltos extrudados e assim gerar um corpo 3D. A seguir, está exemplificado um pouco da prática de como esse processo acontece.


1. Basta escolher um plano para realizar seu esboço.


Esse plano pode ser um dos 3 planos principais (frontal, direito ou superior), ou um plano personalizado criado por um usuário ou até mesmo superfícies planas de outros corpos!


2. Em seguida, você desenha o perfil do que deseja modelar. Nesse caso, vamos modelar um cilindro vazado!


Como o perfil de um cilindro é um círculo, basta desenhar um círculo e colocar a sua dimensão.


3. Com o esboço pronto, vamos partir para o recurso de extrusão, que vai nos permitir estudar esse esboço 2D para formar um corpo 3D.



4. Com o comprimento e a espessura da parede do cilindro definidos, podemos confirmar e assim gerar o corpo 3D.



E pronto! Modelar com o SOLIDWORKS é um processo intuitivo e direto, onde o limite é a sua criatividade. A 4i engenharia pode te ajudar a saber ainda mais sobre a Migração de projetos de engenharia de software CAD 2D para 3D.


Clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas para saber mais sobre os benefícios do SOLIDWORKS CAD 3D, como você pode adquiri-lo e, assim, otimizar os seus processos e alavancar os seus resultados.


Posts Em Destaque