Torne as visualizações personalizadas mais inteligentes com o SOLIDWORKS Composer

Esse artigo foi escrito por Michael STEEVES, do blog SOLIDWORKS Tech

As visualizações personalizadas são essenciais quando você cria um conteúdo interativo para aplicativos de vendas, marketing e técnicos com o SOLIDWORKS Composer. Também conhecidas como Visualizações Inteligentes, as Visualizações Personalizadas permitem simplificar a experiência do usuário e ampliar seu efeito ao mesmo tempo. O que torna essas visões tão poderosas? Eles contêm uma seleção de propriedades definida pelo usuário. Isso significa que você define o que acontece quando o usuário final ativa uma exibição personalizada.


No exemplo acima, uma exibição personalizada é ativada quando o usuário clica em um botão. Por exemplo, o domo oculta quando o usuário clica no botão verde do domo. Da mesma forma, o domo é exibido quando o usuário clica no botão vermelho do domo. Neste blog, vamos mostrar como criar esses botões dinâmicos de alteração de cores e como usá-los para ativar visualizações personalizadas.


Antes de continuar, observe que este post pressupõe que você tenha proficiência básica no SOLIDWORKS Composer. Se você ainda não o fez, recomendo seguir o caminho de aprendizado do SOLIDWORKS Composer no MySolidWorks ou participar de uma aula de treinamento oferecida pelo revendedor certificado de valor agregado do SOLIDWORKS.


Criando os botões

Antes de avançarmos na criação de visualizações personalizadas, deixe-me mostrar como eu criei os botões.

  1. Abra o "Technical Illustration Workshop"

  2. Selecione os componentes de interesse (Conjuntos de seleção funcionam bem aqui)

  3. Habilite o “Detail view” no workshop

  4. Redimensione a área de detalhes para ajustar seus componentes

  5. Clique em "Create"

Feche o workshop e edite o tamanho e as propriedades da nova imagem. No meu exemplo, defino o "Attach Type to None" para remover a dica de ferramenta do arco. Eu também desabilitei a sombra.


Repito esse processo para criar botões adicionais e criar uma exibição "HOME" que mostra todos os meus novos botões. Isso cria uma interface de usuário simples na tela. O usuário final clicará nesses botões para passar por uma série de Visualizações Personalizadas sem cavar a lista inteira de visualizações no projeto.


A série de modos de exibição personalizados deve criar um loop. Crio um mapa para ajudar a acompanhar o meu progresso. Por exemplo, o botão "dome":


Primeiro clique

  1. Ative a visualização personalizada “Hide Dome”

  2. Mude a cor do botão para vermelho

Segundo clique

  1. Ative a visualização personalizada “Show Dome”

  2. Mude a cor do botão para verde

Terceiro clique – Repita o primeiro clique

Mapeando os outros dois botões e criando as visualizações no Composer, vemos algo assim:

Como você pode ver, cada botão coloca o usuário em um ciclo repetitivo de visualizações personalizadas. Observe que, com o SOLIDWORKS Composer 2019 e versões mais recentes, é possível identificar visualizações personalizadas pelo ícone da câmera no canto inferior direito da miniatura da visualização. Agora que tenho os botões, como crio essas visualizações personalizadas e as associo aos botões? Vamos continuar com o exemplo da cúpula.


"Ocultar / Mostrar" os componentes e fornecer feedback visual a partir dos botões


Podemos criar e modificar Visualizações Personalizadas usando o "Views Workshop". Começarei criando uma exibição personalizada que mostra a cúpula.

1. Abra o workshop de visualizações - "Views"

2. Selecione o componente de interesse (Conjuntos de seleção são muito úteis novamente)

3. Selecione itens da imagem - escolha apenas o que deseja

1."Actors", "Apply to Selection", and "Custom/Opacity" neste caso

  • Clique em criar - "Create"

Para criar a exibição personalizada "hide", altere a propriedade de opacidade dos "actors" selecionados para zero e clique em "Create" novamente. Isso fornece duas novas visualizações - uma que mostra a cúpula e outra que oculta a cúpula. Renomeie as visualizações de acordo.


Nota importante: Por que usei o "Opacity" em vez de "Visibility"? Embora qualquer uma das opções funcione bem com o escopo fornecido, a opção de opacidade é mais flexível. Visualizações personalizadas usando opacidade são mais adequadas para reutilização com animações. A opacidade pode mudar ao longo de uma animação, enquanto a visibilidade é uma configuração estática que não muda ao longo de uma animação. Da mesma forma, se a visibilidade estiver desativada para um ator em uma animação, ela estará desativada para toda a animação.


Em seguida, atualizarei as novas visualizações personalizadas com as alterações adicionais de cor e link.


  1. Ative a visualização “HOME”

  2. Seleione o botão

  3. Altere a propriedade" Background Color"

  4. Defina o Link

1. Clique nas reticências (…) para abrir a caixa de seleção

Selecionar itens que estão na imagem

  1. Apenas as propriedades "Actors", "Custom/Selected"

  2. Mantenha o botão (Ctrl) pressionado para selecionar a cor e o link, como mostrado (destacado em azul em Propriedades)

  • Selecione a vista de destino

  • Clique em "Update"

Repito esse processo para a visualização personalizada que mostra a cúpula, escolhendo uma cor diferente e a visualização para o link.


Também faço uma atualização final na exibição "HOME" para que ele também capture as propriedades de cores e links. Para testar, desativo o Design Mode e testei o novo botão.


Percorra uma série de ações com um botão

Fiz as quatro visualizações personalizadas de rotação usando o mesmo método. Obviamente, capturei propriedades diferentes nas Visualizações Personalizadas, então aqui estão elas:

  • Localização

  • Usei a propriedade "Location" no "Views" para as quatro posições diferentes do modelo, como mostrado acima

  • Selecionar Propriedades / Link

  • Usei as propriedades "Selected" no "Views" para capturar apenas a propriedade Link

  • Isso é muito semelhante a ir e voltar entre duas visualizações, mas eu criei um ciclo como mostrado acima para cada visualização. Por exemplo:​

  • "Azimutal 0" com "Altitude 0"

  • "Azimutal 0" com "Altitude 90"

  • "Azimutal 90" com "Altitude 90"

  • "Azimutal 90" com "Altitude 0"

Novamente, atualizo a visualização "HOME" para que ele tenha um ponto de partida para inserir cada loop de visualização personalizado.


O que também é muito poderoso com esse método é que essas visualizações personalizadas que eu criei, NÃO alteram a câmera para que, quando o usuário final ampliar, gire o modelo e clique em um botão, a visualização da câmera seja mantida.


Com a ampla variedade de propriedades capturadas no Custom Views, você pode criar experiências maravilhosas para seus clientes em potencial, clientes e técnicos. Não fique impressionado com o número de possibilidades. Comece simples. Como você viu, para aumentar a inteligência de suas visualizações personalizadas, comece com a função básica e adicione mais propriedades à medida que avança.


No "Getting Started Workshop", clique em "Choose a Sample..." para explorar uma variedade de exemplos que usam esses métodos.



Ficou alguma dúvida? Entre em contato com o nosso o nosso time de suporte técnico!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS