Resultados de uma Simulação – Qual projeto é o melhor?

April 29, 2020

Confira como você pode se beneficiar com simulações no SOLIDWORKS

 

 

Teste suas peças. Então teste novamente! Os testes de desenvolvimento de produtos têm sido muito importantes para garantir a confiabilidade dos produtos. Os protótipos físicos são tão relevantes hoje quanto anos atrás. No entanto, à medida que os produtos se tornaram mais complexos, o custo e o tempo necessários para testar protótipos físicos também aumentaram.
 

O surgimento de softwares CAD 3D (Computer Aided-Design), juntamente com a Análise de Elementos Finitos (FEA – Finite Element Analysis), proporcionou uma oportunidade de virtualizar testes, o que ajudou a reduzir o custo de protótipos físicos e acelerar o desenvolvimento de produtos.
 

Historicamente, a FEA era realizada em estágios posteriores da fase de projeto. O SOLIDWORKS Simulation foi introduzido para revolucionar esse processo, permitindo que a validação do projeto seja realizada paralelamente ao projeto do produto.

 

 

O SOLIDWORKS Simulation está totalmente integrado ao SOLIDWORKS CAD 3D, fornecendo ferramentas para estudar com eficiência o projeto inicial e prever a confiabilidade do produto digital, permitindo que os resultados da simulação conduzam as alterações no projeto. O que é mais importante nesse processo é que o SOLIDWORKS Simulation ajuda a responder perguntas como: Qual modelo do meu projeto é o melhor?
 

Alterações simples no projeto, impulsionadas pelos resultados da simulação, podem ter um impacto considerável no desempenho do produto. Por exemplo, se considerarmos uma manivela de bicicleta poderíamos ter algumas variações no seu modelo, mas qual é o melhor e por quê?

 

 

 

O requisito básico deste projeto seria suportar uma carga de 300 libras por manivela.

 

 

 

Uma análise estática linear rápida mostra que todos os três projetos estão abaixo dos critérios de tensão e deflexão.

 

 

 

 

 

 

Mas e a durabilidade dessa peça a longo prazo? O uso repetido da manivela pode fazer com que a peça enfraqueça com o tempo e eventualmente falhe.

 

 

 

 

A adição de mais material pode certamente aumentar a durabilidade, mas também aumentar o custo da produção e o peso, o que queremos evitar nesse componente da bicicleta. Para ter uma ideia de quanto tempo essas manivelas durariam ao longo do tempo com o uso repetido, realizamos um teste de análise de fadiga. Os resultados nos mostraram a escolha clara do melhor projeto!

 

 

 

Ao fornecer técnicas de análise direta, o SOLIDWORKS Simulation pode ajudar os engenheiros a otimizar o desempenho dos produtos e reduzir custos de prototipagem, criar produtos melhores e mais seguros, economizando tempo e custos de desenvolvimento.

 

O que achou dos resultados que as simulações com o SOLIDWORKS Simulation podem oferecer? Ficou interessado em conhecer mais sobre esta ferramenta?

 

Conheça nosso curso online do SOLIDWORKS Simulation e tudo que podemos te oferecer!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque