Reduza o peso dos seus componentes em mais de 50% com a otimização de topologia no SOLIDWORKS Simula

A simulação incorporada em CAD impulsiona a inovação


As ferramentas de simulação incorporadas ao CAD, como o SOLIDWORKS Simulation, permitem que designers e engenheiros usem a prototipagem virtual no início do processo de design. Ao executar testes virtuais ou 'simulações' em seus projetos enquanto ele ainda está na fase de iteração, as equipes de design podem influenciar e melhorar o design final antes que os 'custos de mudança de design' se tornem proibitivos. O SOLIDWORKS Simulation permite que os designers forneçam inovações impactantes em seu design com confiança e a um custo menor, porque não precisam esperar até o final do ciclo de desenvolvimento do produto para executar testes de prototipagem virtual e física A Giaffone Racing conseguiu atingir mais de 50% da Redução do Peso de componentes A Giaffone Racing é uma empresa de automobilismo de alto desempenho na América do Sul, sinônimo de cenário do automobilismo brasileiro. Quando a empresa busca uma vantagem competitiva, usa o SOLIDWORKS Simulation para reduzir o peso dos seus componentes sem sacrificar o desempenho, a segurança e a rigidez. Usando o SOLIDWORKS e o SOLIDWORKS Simulation, os engenheiros da Giaffone podiam projetar e executar simulações nos conceitos iniciais, permitindo entender o impacto de qualquer decisão de projeto. O uso de uma abordagem integrada de design e simulação permitiu à Giaffone Racing melhorar o desempenho do produto e reduzir o tempo de design. Os designers da Giaffone Racing utilizaram a Otimização de topologia no SOLIDWORKS Simulation para “permanecer na vanguarda da tecnologia”, de acordo com o coordenador de engenharia Denis Ramon Peixoto.

“Em vez de executar várias iterações de projeto para validar o desempenho e a capacidade de fabricação, usamos as ferramentas de topologia do SOLIDWORKS para gerar rapidamente o formato otimizado para a nova suspensão vertical. Além de nos dar uma vantagem tecnológica ao entrarmos em um novo mercado, os recursos de Otimização de Topologia do SOLIDWORKS nos permitiram cortar dois meses fora do ciclo de desenvolvimento. ”

- Denis Ramon Peixoto, Coordenador de Engenharia

Usando estudos de topologia, a equipe da Giaffone Racing conseguiu reduzir o peso de alguns componentes em mais de 50%, melhorando a integridade estrutural. Saiba como a empresa fez isso clicando neste link.


Além disso, confira este vídeo para ouvir da fonte como eles usam a Otimização de Topologia para obter uma vantagem competitiva.

O que é otimização de topologia? Otimização de topologia no SOLIDWORKS Simulation é uma tecnologia de ponta desenvolvida pela marca SIMULIA. Sua tecnologia de otimização de topologia (Tosca) é líder em tecnologia nesse espaço nos últimos 20 anos. Ela otimiza a distribuição de material dentro de um espaço de design com base no conjunto de cargas, restrições e objetivos, com o objetivo de maximizar o desempenho do sistema. O software discretiza o espaço do design com elementos finitos. Os elementos em áreas altamente carregadas são mantidos, enquanto os elementos que não contribuem para a rigidez são removidos.


Então, como você incorpora a Otimização de Topologia no seu fluxo de trabalho de design para fabricação? Essencialmente, você tem duas abordagens: 1. Usando a otimização de topologia como um guia para remoção de material por métodos subtrativos (CNC) 2. Usando a fabricação aditiva para imprimir uma forma com base nos resultados da otimização de topologia Os resultados da Otimização de Topologia são uma malha em mosaico, que não é ideal para a fabricação. Em um fluxo de trabalho tradicional, poderia-se usar o SOLIDWORKS Surfacing para criar geometria mais suave, o que produz um melhor resultado de fabricação. No entanto, essa conversão para geometria mais suave pode ser entediante e demorada. Novo e empolgante fluxo de trabalho A função recém-lançada do 3DEXPERIENCE®, 3D Sculptor, juntamente com o SOLIDWORKS Simulation, permite que os usuários aproveitem um novo e empolgante fluxo de trabalho. Usando o 3D Sculptor, agora você pode criar facilmente geometria orgânica suave com base nos resultados da simulação de Otimização de Topologia. O 3D Sculptor é uma solução de modelagem de subdivisão (Sub-D) baseada em nuvem que é executada na plataforma 3DEXPERIENCE® e funciona perfeitamente com o SOLIDWORKS, permitindo que os usuários criem geometrias complexas com comandos simples "push-pull".

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS