Introdução SOLIDWORKS Simulation - Aula Ao Vivo #01

July 8, 2020

Na primeira aula ao vivo sobre o SOLIDWORKS Simulation foi realizada uma introdução da parte teórica das simulações usando softwares de engenharia até a geração de análises usando este software de simulação e criação de relatórios.

O especialista em
SOLIDWORKS Simulation, Waldemar Medeiros, mostrou como a aplicação da ferramenta é simples, porém como é imprescindível entender a parte teórica e os resultados que software nos oferece, para tomar melhores decisões em relação ao nosso projeto.

Destacamos alguns pontos principais da nossa live, para você que quer aprender a usar um software de análise de simulação como o
SOLIDWORKS Simulation!


1) Abordagens das análises: método experimental, analítico e numérico

Você sabe qual a diferença e importância de cada uma dessas abordagens?

    No Método Experimental são criados e testados protótipo físico nas condições reais de trabalho. Essa abordagem vai dar uma resposta mais próxima da real, pois é realizada com protótipo real ou em escala. Entretanto, este método é muito caro, principalmente se for necessária a criação de vários protótipos e testes.

No Método Analítico realizamos a análise a partir do conhecimento teórico que aprendemos nos cursos de engenharia, baseados nas teorias de mecânica dos sólidos, etc. É realizada uma descrição matemática por trás do fenômeno físico que tentamos representar. As situações são simplificadas em relação ao que ocorrerá no modelo real, porque de outra forma seria muito difícil calcular nesse método. Além disso, é grande a possibilidade de erros e, em problemas mais complexos, é quase impossível representar de forma analitica.

No Método Numérico nós vamos usar a potência da computação para trazer a teoria analítica para ser calculada através do computador. Em geral, o computador vai discretizar o problema e ele vai calcular nos pontos discretizados (resolver equação para cada um daqueles pontos). O SOLIDWORKS Simulation é um método numérico.

Por fim, o que precisamos entender é que essas 3 abordagens podem ser utilizadas de forma eficiente. O Método Numérico não impede a realização do Método Analítico ou Experimental. Pelo contrário, os outros métodos vão validar os resultados do método que está utilizando.

Assista sobre Abordagens das Análises no vídeo abaixo:

 

 




2) Método dos Elementos Finitos

Esse método numérico possui algumas etapas, as quais precisamos ter atenção especial para cada uma delas. Muitas pessoas confundem ou acham que softwares de CAE é apenas colocar parâmetros e rodar simulação. Todas etapas são de extrema importância, principalmente a Fase de Pós-Processamento.

Se quiser saber mais sobre cada uma destas etapas, em detalhe, leia nosso blog “
SOLIDWORKS Simulation é um software de Análise de Elementos FINITOS?
    
    Em geral, indica-se a simplificação sempre que possível.

Assista sobre Método dos Elementos Finitos no vídeo abaixo:

 

 




3) Análise Viga no SOLIDWORKS Simulation

Para fazer uma demonstração da ferramenta e do método, podemos realizar uma análise bem simples de uma viga no SOLIDWORKS Simulation. A partir de uma viga modelada, vamos inserir os inputs para a simulação.

Para isso, ativamos inicialmente o suplemento do SOLIDWORKS Simulation.

Assista sobre Análise Viga no SOLIDWORKS Simulation no vídeo abaixo:

 

 


Obs.: Um dos resultados que podemos gerar é a plotagem cisalhamento-momento, a qual nos ajuda através do nosso conhecimento analítico, se esta análise é coerente ou não.


4) Criação de Malha no SOLIDWORKS Simulation

Uma das etapas para realizar a simulação em softwares como o SOLIDWORKS Simulation é a criação da malha do seu modelo. Você pode fazer isto através da densidade da malha ou então criar através dos parâmetros da malha (onde você pode escolher uma malha com base em curvatura, alterar dimensões do elemento da malha, etc).

Escolha a malha que represente melhor seu tipo de geometria e que melhor se adequa ao seu projeto.

Assista sobre Criação de Malha no SOLIDWORKS Simulation no vídeo abaixo:

 

 



5) Criação Relatório no SOLIDWORKS Simulation

Ao final da sua análise, você deve gerar um relatório para apresentar à sua equipe ou cliente. Este relatório, contém todas informações usadas durante processo de análise no SOLIDWORKS Simulation, desde os dados de entrada até os resultados gerados.

A criação deste relatório é bem simples e feita de forma automatizada no SOLIDWORKS. Basta você ir em “Relatório”, na aba do SOLIDWORKS Simulation e depois configurar da forma que desejar.

Assista sobre Criação Relatório no SOLIDWORKS Simulation no vídeo abaixo:

 

 




O que achou do nosso conteúdo?


Estamos toda semana criando novo conteúdo sobre o SOLIDWORKS Simulation. Inscreva-se no link abaixo e fique por dentro das novidades!

 

 



 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Série de dicas da 4i Engenharia sobre SOLIDWORKS

July 1, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo