Construindo uma impressora 3D para engenheiros com ecossistema de projeto eletrônico integrado de SO

Material exclusivo da SOLIDWORKS - casos de sucesso de empresas utilizando o SOLIDWORKS


DDDROP 3D PRINTERS

Construindo uma impressora 3D para engenheiros com ecossistema de projeto eletrônico integrado de SOLIDWORKS

Desafio: Aproveitar o feedback dos clientes em relação aos requisitos e funcionalidades de impressão 3D para desenvolver modelos de impressoras 3D especificamente projetados para atender às necessidades dos engenheiros.


Solução: Utilizar o ecossistema de projeto eletrônico integrado do SOLIDWORKS, incluindo projeto mecânico do SOLIDWORKS Premium, projeto de SOLIDWORKS Electrical schematics, projeto eletrônico SOLIDWORKS PCB, análise estrutural do SOLIDWORKS Simulation Premium, SOLIDWORKS Flow Simulation Electronics Cooling Module, SOLIDWORKS PDM Professional e soluções de software de comunicação técnica do SOLIDWORKS Composer.


Benefícios:

• Cortar ciclos de desenvolvimento pela metade

• Número reduzido de protótipos requeridos pelo fator de três

• Vendas de impressoras triplicadas em um ano

• Projeto mecânico, elétrico e PCB concluído em paralelo


Com o nome vindo do popular doce holandês de alcaçuz (Dutch drop licorice candy) e 3D (ddd), a dddrop 3D Printers introduziu novos sistemas de impressão 3D especificamente concebidos para satisfazer as necessidades dos engenheiros a um preço acessível. Empresa derivada do revendedor SOLIDWORKS® CAD2M B.V., a dddrop lançou sua primeira impressora 3D, a Recon, em 2012, como um projeto de reconhecimento destinado a identificar as reais necessidades de impressão 3D de seus clientes.


Desde a venda de outras impressoras 3D desde 2004, a CAD2M passou a entender os prós e contras das impressoras 3D disponíveis, de acordo com o proprietário e CEO da CAD2M / dddrop, Alfred Uytdewilligen. “Impressoras 3D de nível profissional eram simplesmente caras demais para muitos de nossos clientes, e as impressoras 3D menos dispendiosas não satisfaziam as necessidades de engenheiros profissionais”, lembra Uytdewilligen.


"Em vez de imaginar a funcionalidade de impressão e os recursos de que nossos clientes precisam, decidimos desenvolver e implantar rapidamente a impressora Recon 3D como uma forma de pesquisar nossa base de clientes", explica Uytdewilligen.

Pedimos a eles que nos dissessem do que gostavam e do que não gostavam sobre o produto para entender melhor as capacidades e para criar os tamanhos, a precisão e a variedade de materiais necessários para que pudéssemos incorporar o feedback deles em modelos futuros."


A empresa canalizou os insights de seus clientes para o desenvolvimento da primeira impressora 3D dddrop Leader - lançada em 2015 - e da impressora 3D dual TWIN Leader - lançada em 2016. Devido à sua relação com o CAD2M, a dddrop escolheu o Ecossistema de projetos eletrônicos SOLIDWORKS, incluindo projeto mecânico SOLIDWORKS Premium, projeto SOLIDWORKS Electrical Schematics, projeto eletrônico SOLIDWORKS PCB, análise estrutural SOLIDWORKS Simulation Premium, Análise Térmica SOLIDWORKS Flow Simulation - Módulo de resfriamento eletrônico, gerenciamento de dados do produto SOLIDWORKS PDM Professional, renderização SOLIDWORKS Visualize e SOLIDWORKS Composer - soluções de software de comunicação técnica.


O dddrop serve como uma plataforma de testes para novas tecnologias, e é por isso que exigimos o uso de ferramentas de projeto mecânicos, elétricos e eletrônicos integrados do SOLIDWORKS na dddrop”, destaca Uytdewilligen. “Embora o nosso engenheiro eletricista tivesse experiência no uso de outro sistema de projeto de PCB [OrCAD®], queríamos que ele usasse o software SOLIDWORKS PCB integrado para desenvolver os componentes eletrônicos do Leader TWIN para entender completamente os benefícios de usar uma plataforma integrada e multidisciplinar.”


Projeto integrado de PCB Schematics e Refrigeração Eletrônica


O ecossistema integrado do SOLIDWORKS permitiu à dddrop conduzir projetos mecânicos, elétricos e de PCB do Leader TWIN em paralelo, resultando em ganhos significativos de produtividade. A empresa não só pôde usar o software SOLIDWORKS PCB para criar e verificar projetos de PCB dentro de seus gabinetes mecânicos pretendidos, mas também aproveitou o Módulo de Refrigeração Eletrônica do SOLIDWORKS Flow Simulation para validar e otimizar o desempenho térmico da placa e o software SOLIDWORKS Electrical design para criar fiação elétrica e aproveitando esquemas. “Como concluímos o desenvolvimento em uma plataforma integrada, com todos os dados gerenciados no SOLIDWORKS PDM, pudemos colaborar e interagir de forma mais eficaz, evitando transferências de arquivos, conversões de dados e trabalho adicional associado ao uso de ferramentas separadas”, observa Uytdewilligen. “Quando mudanças foram feitas, elas se espalharam por todos os sistemas. Isso nos permitiu reduzir o tempo de desenvolvimento do TWIN Líder ao meio, reduzindo os requisitos de prototipagem por um fator de três.”



Fazendo o cabeçote de impressão ficar mais leve e robusto


Além de alavancar as ferramentas de simulação de resfriamento por eletrônica da SOLIDWORKS, a dddrop fez grande uso dos recursos de análise estrutural e de movimento do SOLIDWORKS para melhorar o desempenho do TWIN do Líder. Por exemplo, o cabeçote de impressão da unidade possui dois bicos para suportar a impressão de materiais flexíveis. O cabeçote de impressão precisa ser leve, mas também rígida o suficiente para manter um alto nível de precisão. “Os estudos de movimento e deflexão do SOLIDWORKS Simulation Premium que realizamos indicaram que o cabeçote de impressão deve ser de chapa de aço de 1 mm”, relata Uytdewilligen. "Eu disse a mim mesmo:" Isso não funciona "e decidi criar versões de 1 mm e 3 mm. O software foi comprovado corretamente e eu provei que estava errado porque a versão de 3 mm era muito pesada e não funcionava, enquanto a versão de 1 mm funcionava de maneira ideal.”


Renderizações rápidas e a rapidez da documentação para o mercado


O dddrop também utilizou o software de renderização SOLIDWORKS Visualize para criar rapidamente imagens fotorrealistas do TWIN Líder para suportar as necessidades de marketing, e o software SOLIDWORKS Composer para acelerar o desenvolvimento simultâneo de documentação do produto e manuais do usuário. “Com o ecossistema de design eletrônico integrado do SOLIDWORKS, desenvolvemos e lançamos o Leader TWIN em tempo recorde”, diz Uytdewilligen. “O ponto ideal para as impressoras 3D na Europa é de menos de 5000 Euros, porque a moldagem por injeção torna-se uma solução viável acima desse ponto”, continua Uytdewilligen. “O SOLIDWORKS nos ajudou a reduzir o tempo e o custo de desenvolvimento, permitindo que fôssemos substancialmente inferiores a isso, resultando em uma triplicação de vendas em um ano.”


4i Engenharia - Encontrando Soluções, Projetando o Futuro!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS