Aumentando a confiabilidade do radar com o SOLIDWORKS Simulation Premium

July 8, 2019

Material exclusivo da SOLIDWORKS - casos de sucesso de empresas utilizando o SOLIDWORKS

 

Sistemas de Radar Reutech

 

Aumentando a confiabilidade do radar com o SolidWorks Simulation Premium

 

 

 

O RRS usa o SOLIDWORKS Simulation para prever o desempenho do sistema de radar, acelerar o desenvolvimento e controlar os custos.

 

Em um mundo cada vez mais perigoso, identificar e rastrear objetos no ar e no solo requer vigilância por radar. Se um sistema de radar é usado para operações militares e policiais, para controle de fronteiras ou para aviso de colapso de uma encosta de mineração, ele envolve uma mistura sofisticada de estruturas mecânicas complexas, sistemas eletromecânicos de alta precisão e eletrônica de micro-ondas/RF. Para atender às necessidades do mundo moderno, os sistemas de radar precisam ser confiáveis, efetivos e precisos.

 

Desafio: Acelerar o desenvolvimento, reduzir os custos de prototipagem e melhorar a qualidade de sofisticados sistemas de radar.

 

Solução: implementar o SolidWorks Simulation integrado e o SolidWorks Flow Simulation para analisar e otimizar projetos durante o estágio de modelagem.

 

Resultados:

• Redução do tempo de conclusão em 50%

• Economize de 30 a 60% em custos de prototipagem / teste

• Oferta de produtos expandida para novos mercados

• Maior margem de lucro

 

Fornecedora de radar para a Força de Defesa Nacional da África do Sul, a Reutech Radar Systems (RRS) é líder mundial em tecnologia de radar. Como a demanda por sofisticados sistemas de radar aumenta, também aumenta a necessidade de enfrentar novos desafios ambientais e diversas aplicações. A RRS desenvolveu recentemente sistemas de radar para a Marinha Norueguesa, a Final da Copa do Mundo de Futebol e várias operações de mineração a céu aberto. Responder de forma eficaz a requisitos técnicos sempre crescentes é fundamental para o sucesso da empresa.

 

A confiança dos nossos clientes na confiabilidade do sistema de radar nos obriga a gerenciar efetivamente os desafios de ambientes extremos”, explica o engenheiro mecânico chefe Carel Kriek. “Temos que garantir que nossos produtos podem funcionar tanto no frio extremo quanto no calor do deserto, de -40 ° C a 55 ° C, e podem suportar as cargas estruturais de tempestades severas e condições sísmicas. Para fazer isso de forma econômica e rápida, precisamos prever o comportamento físico antes de construir um único componente.”

 

No passado, o RRS contratou seu trabalho de análise. No entanto, a administração da empresa acreditava que o uso de ferramentas de simulação integrada permitiria ao RRS prever melhor o desempenho do sistema, acelerar o desenvolvimento e controlar os custos. “Precisamos ser capazes de simular fenômenos de choque, vibração, estresse, térmicos e aerodinâmicos com um alto grau de precisão e confiança”, observa Kriek.

 

Depois de avaliar as soluções, o RRS adicionou SOLIDWORKS® Simulation Premium e SOLIDWORKS Flow Simulation ao SOLIDWORKS CAD porque são fáceis de usar, totalmente integrados ao software SOLIDWORKS e fornecem toda a gama de recursos de simulação que a empresa precisa - de dinâmica não linear a térmica para análises de fluxo de fluido.

 

“Outros pacotes de análise de elementos finitos (FEA) foram apresentados e acho que o SOLIDWORKS Simulation é o mais adequado para nós”, acrescenta Kriek.

 

"Isso nos permite ficar no mesmo ambiente, lidar com qualquer coisa que precisamos fazer e eliminar o potencial para problemas de tradução de modelos."

 

"A COMBINAÇÃO DA NOSSA EXPERIÊNCIA, A INTEGRAÇÃO DA SIMULAÇÃO EM SOLIDWORKS E A GAMA DE CAPACIDADES DO SOFTWARE PERMITEU USAR O TEMPO DE DESENVOLVIMENTO EM MEIO." Carel Kriek Chief Mechanical Engineer

 

Simulações precisas agilizam o desenvolvimento

 

Com ferramentas de simulação interna, o RRS pode evitar os atrasos associados ao uso de consultores ou a realização de testes extensivos. Desde a implementação do SOLIDWORKS Simulation, a empresa reduziu substancialmente o tempo de desenvolvimento, reduzindo em até 50% o tempo de conclusão em alguns casos.

 

A combinação de nossa experiência, a integração do SOLIDWORKS Simulation e a variedade de recursos do software nos permitiram reduzir pela metade o tempo de desenvolvimento”, afirma Kriek. “Desenvolvemos os elementos mecânicos de um sistema de radar de controle de helicóptero para a Marinha norueguesa em menos de um ano. O projeto poderia facilmente levar de 18 meses a dois anos sem simulação. Essa capacidade é uma enorme vantagem para nós”.

 

Melhorando a qualidade e economizando dinheiro

 

O SOLIDWORKS Simulation não apenas ajuda o RRS a comprimir ciclos de desenvolvimento, mas também permite que a empresa economize dinheiro e aumente suas margens de lucro reduzindo protótipos e melhorando a qualidade do sistema ao mesmo tempo. Por exemplo, no projeto de radar de helicóptero norueguês, a RRS desenvolveu o sistema enquanto produzia apenas um único protótipo que passou nos testes ambientais e funcionais da primeira vez. Projetos semelhantes no passado exigiram três ou quatro protótipos. A RRS reduziu seus custos de prototipagem e testes entre 30 e 60%, fazendo simulações, em vez de construir protótipos.

 

Estamos fazendo um produto mais preciso e de maior qualidade usando a simulação para otimizar o projeto, em vez de construir um protótipo após o protótipo”, enfatiza Kriek. “Além de reduzir os protótipos, estamos economizando dinheiro usando menos material. O SOLIDWORKS Simulation nos permitiu reduzir o peso de determinados componentes pela metade, pois podemos simular como as alterações na geometria podem produzir um componente de 25 kg com a mesma resistência e rigidez de uma peça de 60 kg.”

 

Capitalizando em oportunidades de radares emergentes

 

A adição do SOLIDWORKS Simulation ajuda o RRS a tirar proveito de novos aplicativos, como radares de mineração a céu aberto, em mercados emergentes por meio de maior eficiência e capacidades mais amplas. "A simulação de fluxo de fluido nos permite estudar o fluxo de ar em torno de uma antena de radar, para que possamos escolher os motores e atuadores de tamanho apropriado para girar e estabilizar a antena", explica Kriek. “A análise dinâmica não linear nos ajuda a prever o comportamento de conjuntos contendo materiais não-lineares. Podemos até prever a precisão do radar devido à deflexão induzida pelo vento, ao aquecimento solar irregular na estrutura do radar e ao movimento do navio."

 

A capacidade de fazer todos esses diferentes tipos de análises é uma vantagem verdadeiramente abrangente”, acrescenta ele. “Como temos uma solução de análise técnica tão boa, podemos explorar novos mercados e ir atrás de trabalho adicional em qualquer parte do mundo.”

 

4i Engenharia - Encontrando Soluções, Projetando o Futuro!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como trabalhar em casa com o SOLIDWORKS

March 18, 2020

1/8
Please reload

Posts Recentes