SENAI Cimatec Park: Saiba o que rolou na inauguração!


Nesta segunda-feira (11/11) estivemos presentes em um dos maiores lançamentos voltados à Inovação no Brasil: o SENAI Cimatec Park!

Com mais de 4 milhões de m² de área que serão voltadas para instalação de empresas de base tecnológica, incubação de startups industriais, centros de pesquisa e desenvolvimento e infraestrutura para fabricação e teste de protótipos, plantas piloto e ensaios de processos, este novo complexo de inovação, é o maior complexo de P&D, tecnologia e inovação industrial da América Latina.

O CIMATEC Park possui uma infraestrutura diferenciada no país para atender as necessidades de Energia Eólica, Mecânica, Naval e Offshore, Automotiva, Elétrica, Construção Civil, Química, Petroquímica e Biotecnologia, Farmacêutica, Celulose e Papel e Petróleo e Gás.

A primeira fase deste complexo é composta por 10 galpões, todos já ocupados e funcionando com projetos desenvolvidos pela instituição, com apoio de agências de fomento e empresas privadas. Com investimento inicial de R$87 milhões, é previsto em um horizonte de 20 a 30 anos, investimentos de R$2 bilhões.

PROJETOS EM OPERAÇÃO NO SENAI CIMATEC PARK

Planta Piloto de Extração de Metais

Desenvolvida no âmbito da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), através de parceria entre o SENAI CIMATEC e a NEXA Resources (antiga Votorantim Metais), o projeto pretende recuperar metais valiosos contidos em resíduos industriais e urbanos.

Planta Piloto de Biotecnologia

O projeto atende a diferentes demandas biotecnológicas em áreas estratégicas das indústrias química, farmacêutica, cosmética, de alimentos e afins.

Planta Piloto de Fármacos

A planta oferece diferentes alternativas tecnológicas para a síntese de novas moléculas ou princípios ativos que apresentem potencial de aplicação para o desenvolvimento de novos medicamentos.

Fábrica de Plantas Piloto

Voltada para o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, a fábrica constrói protótipos e sistemas em escala reduzida, com o objetivo de testar e validar um conceito que trará valor e inovação para indústria.

Conformação e União de Materiais

A iniciativa torna mais dinâmica o desenvolvimento e a inovação dentro de setores como o Metal Mecânico, Siderúrgico, Óleo e Gás, Mobilidade, dentre outros, através de projetos que atuam desde o desenvolvimento de conceitos até o nível de escala produtiva.

E2I: Engenharia para Inovação Industrial

A ideia é implementar a primeira escola ‘chão de fábrica’ do Brasil. Dedicada à educação e à pesquisa aplicada, o ambiente vai permitir que os alunos desenvolvam projetos focados em solucionar problemas reais da indústria.

Galpão de Automação

O galpão contará com uma infraestrutura robusta, equipada com robôs industriais, área para montagens elétricas e mecânicas e realização de integração e testes.

Laboratório de desempenho das construções

O equipamento vai avaliar o desempenho das construções para atendimento às empresas do setor.

O diretor do SENAI Cimatec Park, Leone Peter, afirmou aos meios de comunicação que "o Senai Cimatec Park foi pensado como uma solução para uma lacuna existente no país. Existe um grande gargalo no Brasil de centros tecnológicos com características industriais. De um lado, as universidades realizam pesquisas que vão até o nível de bancada. Do outro, as empresas têm suas estruturas voltadas para a produção. Raras são as empresas que dispõem de plantas piloto. É principalmente nesses ambientes que acontece o processo de inovação."

Para Túlio Cerviño, diretor executivo da 4i Engenharia que esteve presente no lançamento deste complexo "Extremamente feliz em ver e participar de uma estrutura e iniciativa destas, capaz de fornecer tecnologia e conhecimento de ponta feito "Na Bahia, para a Bahia, para o Brasil e para o mundo"!".

A Bahia, o Nordeste e o Brasil dão um novo salto no ambiente tecnológico e de desenvolvimento de soluções para inovação das diversas áreas.

Mais notícias sobre este lançamento:

Indústria lança complexo de Inovação na Bahia: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,industria-lanca-complexo-de-inovacao,70003083335

Indústria ganha novo complexo tecnológico de pesquisa e inovação: https://www.youtube.com/watch?v=UN8326Ajzws

4i Engenharia – Encontrando Soluções, Projetando o Futuro!

#SenaiCimatec #InstitutosSenai #Inovação #4iEngenharia #SOLIDWORKS

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS