5 razões para empresas possuírem uma melhor gestão de dados

September 4, 2019

Utilize uma ferramenta que proporcione um melhor gerenciamento dos seus projetos

 

As empresas enfrentam atualmente uma série de desafios relacionados ao gerenciamento eficaz de dados de projeto e execução - não apenas nos departamentos de desenvolvimento do projeto, mas em toda as áreas da empresa.

 

O quão bem as organizações gerenciam dados de projeto e execução (e aproveitam esses dados para dar suporte a funções relacionadas) influencia diretamente a capacidade de uma empresa crescer, além de manter e ampliar sua vantagem competitiva.

 

Em um mercado global cada vez mais competitivo, as empresas não devem apenas gerenciar dados de projeto e execução (conhecido como gerenciamento de dados do produto (PDM)), mas também precisam gerenciar efetivamente a distribuição dos dados para os departamentos relacionados, a fim de melhorar seu desempenho, um processo conhecido como gerenciamento de dados distribuídos (DDM - Distributed Data Management).

 

 

Nesse artigo vamos apresentar os 5 principais motivos pelos quais as organizações devem melhorar os processos de gerenciamento de dados. Todos estes motivos decorrem da capacidade de uma organização para gerenciar, proteger, encontrar e aproveitar os dados de maneira eficiente e eficaz.

 

 

 

1) Aumento de produtividade

 

Ao melhorar o gerenciamento de dados, as organizações podem ter os seguintes resultados nos seus projetos e execuções:

  • Automatizar tarefas repetitivas e manuais como, por exemplo, a criação manual de listas de materiais (BOMs) ou verificação de revisão em desenhos. No fluxo de trabalho e aprovações estas atividades podem ser automatizadas, gerando um ganho de tempo relevante.

  • Minimizar atrasos e excedentes de custos a partir da sintonia no fluxo de trabalho e automatização que sistema de gerenciamento de dados pode oferecer.

  • Integração do sistema de gerenciamento de dados (PDM – Product Data Management) com ERP (Enterprise Resource Planning), permitindo que eles trabalhem em conjunto, como um único sistema.

Além disso, outros resultados são: eliminação de processos desnecessários e redundantes, trabalhar de forma mais inteligente, acelerar o tempo de encerramento do projeto e lançamento no mercado e obter automação adicional através de API´s.

 

2) Melhoria da qualidade do projeto e execução

 

Níveis consistentes de alta qualidade nos projetos podem ser obtidos, promovendo:

  • Eliminação de erros de revisões incorretas, os quais acontecem frequentemente quando se tem um gerenciamento de arquivos físicos (desenhos e papéis guardados em armários) ou um sistema ineficiente de armazenamento.

  • Maior reutilização de projetos, aproveitando componentes e até mesmo sistemas que já foram projetados. Isso pode ser realizado através de ferramentas de pesquisa do seu sistema de gerenciamento de dados.

  • Redução de refugos e retrabalhos relacionados a uso de uma revisão desatualizada ou um novo projeto que não foi testado ou aprovado de forma adequada.

  • Melhoria no fluxo de alterações dos projetos, através de uma organização mais eficiente dos pedidos de alterações de projetos.

 

3) Facilidade de colaboração

 

Em relação a melhor colaboração, podemos destacar:

  • Em geral, projetos desenvolvidos em vários locais (nível nacional ou internacional) possuem uma maior dificuldade para se conectarem e compartilharem documentos. Com um sistema de gerenciamento de dados seguro e replicável, a colaboração entre as pessoas envolvidas no projeto se torna muito mais fácil.

  • Integração entre os departamentos e diversas áreas da engenharia (mecânica, elétrica, civil,...) é possível ser realizado de forma colaborativa, com um repositório comum para as informações de projetos, através de um sistema de gestão de dados. Informações sobre o desenvolvimento do projeto, lista de materiais (BOM), cronogramas, planejamento de fabricação, compras, vendas, marketing, tudo isso pode ser organizado e tornar-se fácil para as equipes envolvidas.

 

4) Aumento da agilidade / flexibilidade

 

Uma maior agilidade nos processos e flexibilidade, para não “travar” o andamento do projeto, é algo que todas empresas desejam. Para isto, podemos obter como resultado:

 

  • Redução dos prazos de entrega de pedidos de engenharia, permitindo uma maior competição no mercado global de hoje, o qual é altamente competitivo.

  • Incorporar o desenvolvimento simultâneo do projeto e a fabricação, permitindo uma rápida liberação do projeto na sua fase final.

  • Desenvolvimento do projeto e das documentações de forma também simultânea, permitindo a criação de forma antecipada dos manuais de usuário, manuais de serviço, listas de peças, entre outros.

 

5) Inspirar inovação

 

E, ao obter melhoria em cada uma das etapas do processo, é possível inspirar a inovação dentro das organizações, possibilitando:

  • Inclusão de contribuições dos colaboradores de toda a empresa, coletando informações valiosas daqueles que estão vivenciando o dia a dia e sabe dos reais problemas.

  • Colaboração e sugestão de ideias de forma mais rápida e eficiente.

 

 

SOLUÇÃO DE GESTÃO DE DADOS

 

Se você gostou dos benefícios que podem ser obtidos com um sistema de gerenciamento de dados, conheça um pouco mais sobre o SOLIDWORKS PDM.

 

O conjunto de soluções do SOLIDWORKS PDM permite um gerenciamento avançado de dados, com poderosas ferramentas de pesquisa e integração, de forma individual ou integrado a outros sistemas da sua empresa.

 

 

 

Gostou do post? Se quiser conferir mais informações e estudo de caso de aplicação de sistemas de gerenciamento de dados em empresas, clique aqui!

 

 

Lembramos que ficamos sempre disponíveis para dúvidas por e-mail em contato@4ieng.com.br e por telefone em (71) 3104-2277 ou clique no banner abaixo para marcar uma call.

 

 

 4i Engenharia - Encontrando Soluções, Projetando o futuro!
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como trabalhar em casa com o SOLIDWORKS

March 18, 2020

1/8
Please reload

Posts Recentes