3 Importantes Motivos para Realizar a Busca de Anterioridade

March 9, 2017

   A Busca de Anterioridade é uma das etapas sugeridas pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que precede o depósito de patentes ou registro de marca, desenho industrial, programa de computador e transferência de tecnologia. Apesar de não ser obrigatória, é de grande importância a realização da Busca de Anterioridade devido aos 3 motivos a seguir!

 

1 – Levantamento Estado da Arte da Tecnologia

 

    Através de uma correta e qualificada Busca de Anterioridade é possível obter informações do Estado da Técnica da tecnologia que se pretende desenvolver. O Estado da Técnica é definido pela Lei da Propriedade Intelectual 9.279/96 como "tudo aquilo tornado público antes da data de depósito do pedido de patente por qualquer meio (escrito ou oral), que tenha comprovação de data no Brasil ou exterior".  Um estudo realizado pelo Escritório Norte-Americano de Propriedade Intelectual estima que 70% da produção de conhecimento tecnológico só pode ser encontrada sob a forma de patentes. Isto significa conhecer melhor as tecnologias protegidas e o grau de diferenciação em relação ao seu produto. Caso o produto já exista, o inventor fica impossibilitado de patentear seu objeto.

 

 

 

 

 

2 – Evitar Investimentos Desnecessários

 

    Agências de Propriedade Intelectual estimam que sejam gastos anualmente cerca de US$ 30 bilhões no desenvolvimento de pesquisas que tem como objetivo desenvolver produtos já patenteados e protegidos. Estes investimentos poderiam ser evitados caso a Busca de Anterioridade fosse realizada antes de iniciar os desenvolvimentos das novas tecnologias, possibilitando assim aplicar os recursos financeiros em outras linhas de pesquisa e desenvolvimento.

 

 

3 – Pesquisa e Monitoramento de Tecnologias

 

    A Busca de Anterioridade permite também a pesquisa e monitoramento de tecnologias em todo o mundo. É possível identificar as áreas de pesquisa que empresas, universidades e centros de tecnologia estão atuando, para buscar um possível apoio ou mudar os rumos da pesquisa e desenvolvimento a ser realizado. Alguns softwares de prospecção tecnológica permitem criar verdadeiros mapas com as áreas de atuação que você pesquisa.

 

 

 

    A Busca de Anterioridade pode ser realizada através de pesquisa de artigos e publicações no Google e nas bases nacionais e internacionais de propriedade intelectual. As principais bases de pesquisa são: INPI (www.inpi.gov.br), Espacenet (worldwide.espacenet.com), USPTO (www.uspto.gov) e Patent Scope (patentscope.wipo.int).

 

 

 

    Recentemente, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil) incluiu nas suas chamadas de projetos de inovação para captação de recursos e desenvolvimento de tecnologias o campo “Busca Patentária” (confira reportagem aqui). Isto mostra a importância da Busca de Anterioridade nos projetos de inovação.

 

    Devido ao conhecimento técnico prévio e algumas peculiaridade do processo de Busca de Anterioridade, é recomendável o acompanhamento de profissionais ou empresas com experiência na área durante o processo. A 4i Engenharia realiza a Busca de Anterioridade e Redação de Patente para seus clientes. Caso tenha interesse, pode entrar em contato!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

SENAI Cimatec Park: Saiba o que rolou na inauguração!

November 13, 2019

1/8
Please reload

Posts Recentes