top of page

Como o SolidWorks PDM pode ajudar a superar os desafios de projetos

Para reutilizar um projeto, você tem que encontrá-lo primeiro. Como determinar se já existe um projeto igual ao seu? Onde procurar? Como saber qual projeto tem características semelhantes e se você está com a revisão certa? Como levar em consideração todas as referências, associações e inter-relacionamentos entre peças, montagens, desenhos, listas de materiais (BOMs), documentação e informações de fabricação?


Se está contando com números de peça e nomes de arquivo para obter a especificidade das informações necessárias, você pode ter que realizar pesquisas longas e cansativas, adicionando uma sobrecarga desnecessária ao processo. Na verdade, segundo a Gartner Research, o gerenciamento manual de dados ocupa de 40% a 60% do tempo do projetista, tempo que seria mais bem empregado ajudando sua empresa a crescer.


Com um sistema de PDM integrado como o SolidWorks Enterprise PDM, você pode utilizar poderosos recursos de pesquisa para encontrar rapidamente os arquivos de que precisa e aproveitar a reutilização de projetos. Como o sistema rastreia os dados pelas propriedades do projeto, em vez de usar números de projeto ou nomes de arquivos, é muito rápido encontrar o arquivo certo. Por exemplo, encontrar uma lâmina de corte com diâmetro de 5 polegadas (127 mm) e ¼ de polegada (6,35 mm) que utilize um padrão de parafusos de 6 furos usando nomes de arquivos seria extremamente difícil comparado a pesquisar qualquer propriedade usando o SolidWorks Enterprise PDM.


SolidWorks Enterprise PDM


Utilizando os poderosos recursos de pesquisa do SolidWorks enterprise PDM, você pode pesquisar nas propriedades do projeto e encontrar o arquivo necessário em questão de segundos. Todas as informações associadas ao produto são exibidas de maneira organizada em uma única janela, eliminando a necessidade de acessar um labirinto de janelas separadas.


a) Personalize a interface do usuário para atender às necessidades de usuários individuais e departamentos


b) A visualização gráfica facilita o acesso rápido às informações do produto


c) Os resultados da pesquisa, apresentados imediatamente, permitem o acesso rápido aos dados de produtos



Gerencie o acesso a dados seguros e controle as revisões


O que acontece quando você encontra o arquivo de que precisa? Como ter certeza de que não vai sobrescrever o arquivo ou trabalhar com a revisão errada? Os funcionários das áreas de fabricação, compras e serviços de campo, que não têm nada a ver com o departamento de engenharia, precisam acessar os dados de projeto? Como eles podem visualizar o arquivo necessário sem acidentalmente danificar, excluir ou alterar um projeto?


O maior desafio associado à reutilização de projetos talvez seja estabelecer proteções para que ninguém possa inadvertidamente alterar, sobrescrever ou excluir dados. Maximizar o retorno da reutilização de projetos exige garantias de que os dados permanecerão como foram encontrados, se usados por terceiros.


Utilizando um sistema de PDM integrado como o SolidWorks Enterprise PDM, você pode ter certeza de que os dados estarão em segurança. Como o sistema permite implementar controles de revisão rigorosos, formalizar fluxos de trabalho e administrar direitos de acesso, você assegura que somente as pessoas designadas podem autorizar outras pessoas a alterar arquivos ou passar para outra revisão. Algumas pessoas precisam apenas de acesso “de leitura”, enquanto outras podem não ter acesso ao CAD, mas precisam acessar outros documentos do projeto. Controles de revisão rigorosos não somente protegem os dados, como também podem representar oportunidades de novos negócios com clientes exigentes em termos de controle de documentos.


Tela SolidWorks Enterprise PDM


Para facilitar ainda mais a localização dos arquivos necessários, o SolidWorks Enterprise PDM emprega recursos de visualização em miniaturas e 3D detalhados, fornecendo uma maneira visual de localizar modelos, desenhos e imagens relevantes.


a) A interface familiar, parecida com a do Windows Explorer, oferece uma curva de aprendizado rápida e fácil


b) Opções poderosas de saída para suporte a sistemas MRP/ERP


c) As visualizações gráficas permitem que os usuários acessem as listas de materiais com facilidade.



Colabore e Compartilhe Dados no Mundo Inteiro com Segurança


À medida que as equipes de projeto aumentam e se tornam cada vez mais globais, os profissionais de projeto devem poder acessar, rastrear e proteger as informações digitais dos projetos de produtos. Você não pode visitar periodicamente um membro da equipe de projeto para discutir gerenciamento de dados quando o escritório do colega fica em outro continente. No entanto, você precisa colaborar e cooperar com divisões no exterior, outros departamentos, clientes e parceiros externos, particularmente se está buscando uma estratégia de reutilização de projetos.


No ambiente comercial globalizado atual, as barreiras geográficas foram removidas e muitos fabricantes apoiam e estimulam a colaboração global nos projetos, porque ela torna tudo mais eficiente, aumenta a produtividade e faz sentido em termos comerciais. Enquanto um grupo dá origem a um projeto em particular, outra divisão pode poupar tempo reutilizando o projeto ou até dando ideias para melhorá-lo. Compartilhar a propriedade intelectual de sua empresa com um colaborador de outro país exige um alto nível de segurança.


O software SolidWorks Enterprise PDM permite gerenciar com facilidade o acesso e o compartilhamento de dados de projeto no mundo inteiro, propiciando uma colaboração fácil e eficaz. Você pode replicar parte dos dados de projetos em diferentes servidores ou proporcionar acesso seguro aos dados de projetos pela web. A capacidade de colocar informações seguras e controladas à disposição de quem precisa em qualquer lugar do mundo pode ser uma vantagem competitiva importante, oferecendo à sua empresa a flexibilidade de funcionar como uma verdadeira entidade global.



Otimizar o Gerenciamento de Alterações


Quando você busca uma estratégia de reutilização de projetos, pode ter certeza de que haverá muitas alterações nos projetos e componentes existentes. Como é possível gerenciar essas atualizações e ter certeza de que elas serão capturadas e adicionadas aos sistemas internos? Como as modificações de projeto afetam o processo de pedido de alteração de engenharia, particularmente ao adaptar o projeto de outra divisão ou local que talvez adote um processo diferente?


A maioria dos fabricantes tem seus próprios processos de negócios distintos para a introdução de novos projetos e alterações nos projetos existentes. A fim de maximizar o retorno da estratégia de reutilização de projetos, você deve poder acompanhar e gerenciar um volume de alterações maior que o esperado.


Um sistema de PDM eficaz como o software SolidWorks Enterprise PDM pode ajudar a automatizar muitas dessas tarefas. O software SolidWorks Enterprise PDM possui um processo integrado de alterações de engenharia que pode ajudar a padronizar o processo de revisão e aprovação de peças pela equipe de projeto ampliada. Você também pode personalizar o processo de ECO e revisá-lo automaticamente se forem feitas alterações nos projetos novos.


SolidWorks Enterprise PDM


Com o software SolidWorks Enterprise PDM, você pode gerenciar com facilidade o maior volume de alterações de projeto resultante da estratégia de reutilização de projetos.


a) Os fluxos de trabalho podem ser configurados para automatizar seus processos de negócios atuais


b) Acesso seguro e gerenciado pela rede ou pela web



Automatização de Fluxos de Trabalho, Padronização de Práticas de Modelagem


Para implementar a reutilização de projetos com eficácia, todos na organização de desenvolvimento de produtos devem estar em sincronia em termos de como os projetos são modelados, analisados, aprovados, testados e fabricados. Maximizar a eficiência da reutilização de projetos requer o conhecimento de como a peça foi originalmente modelada, o que inclui como o projetista adicionou recursos e relacionamentos paramétricos. Estabelecer práticas ideais de modelagem fornece uma metodologia comum de projeto que todos podem aproveitar para reduzir o trabalho necessário para executar a reutilização de projetos.


Da mesma forma, todos precisam seguir os processos de fluxo de trabalho adotados em sua empresa para aproveitar os benefícios potenciais da reutilização de projetos. Se todos seguirem seus próprios métodos, será cada vez mais difícil duplicar todos os processos concomitantes, que é o objetivo secundário da reutilização de projetos


O software SolidWorks Enterprise PDM assegura que todos sigam os processos que você estabeleceu, oferecendo ferramentas para definir e formalizar a metodologia de sua empresa ao desenvolvimento de produtos. Processos bem definidos, combinados com os recursos integrados de notificação do sistema, garantem que os processos sejam modelados de maneira semelhante, as pessoas certas revisem e aprovem os projetos, e as alterações de produtos e as etapas apropriadas sejam seguidas antes de o projeto ser liberado para produção.


Mais informações ou dúvidas entre em contato!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
bottom of page