Usando a automação de projetos para reduzir custos e aumentar a lucratividade

Com a implementação da automação de projetos, fabricantes que trabalham com projetos sob encomenda podem concluir em alguns minutos o que levaria dias de engenharia personalizada. A automação de projetos também agiliza e simplifica a criação de modelos do SolidWorks, desenhos, documentos de cotação de preços, dados para fabricação – praticamente qualquer requisito do processo de vendas personalizado.


Automação projetos


A maioria dos setores de hoje possui margens de lucro pequenas que tendem a diminuir no futuro. Mesmo nos segmentos onde as margens de lucro são maiores, a competição e a terceirização tornam a redução de custos obrigatória. Historicamente, os altos custos dos processos de engenharia têm contribuído de maneira tão significativa para diminuir a lucratividade que inúmeras tentativas têm sido feitas para reduzir o tempo gasto nos processos e custos das atividades de engenharia.


A maioria dessas abordagens tem sido soluções específicas particularmente importantes, mas que não se aplicam a todos os casos. Por outro lado, a automação de projetos tem se destacado como um meio eficaz de cortar substancialmente os custos de uma série de atividades de engenharia bem definidas e comprovadas. Isso se aplica especialmente aos negócios que necessitam de rapidez de demanda, cotações precisas, engenharia consistente e, o mais importante, um tempo mínimo para disponibilizar o produto acabado.



Impulsionando a automação de projetos


A maioria das empresas compartilha o objetivo comum de reduzir seus custos. Tradicionalmente, elas têm duas opções: (1) projetar menos e padronizar sua linha de produtos, ou (2) projetar de forma mais rápida.


Se você não se importa em limitar as opções oferecidas aos seus clientes, a primeira opção é satisfatória. Mas a pressão para personalizar produtos vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. Em um estudo da Cincom, 73% dos entrevistados apontaram a personalização como fundamental para produtos que superam o valor de US$ 100.000, enquanto que 25% consideraram isso crucial até para produtos abaixo de US$ 1.000.


Esta tendência só vai crescer. O estudo da Cincom revelou que 63% dos engenheiros observaram aumento nas solicitações para personalização de produtos nos últimos 5 anos e 26% deles acreditam que essa taxa de crescimento estará entre 25% e 50% nos próximos dois anos.


Projetos e Produtos Personalizados


Se você quer manter seus clientes satisfeitos e ainda aumentar suas margens de lucro, a segunda opção é a ideal. Junto com o crescimento, contudo, vem o aumento dos problemas, especialmente se o processo não for bem gerenciado.



Mais crescimento, mais dores de cabeça


Estas são as reclamações típicas que comumente ouvimos das empresas que não automatizam seus processos de projeto:


“Como estamos sempre ‘apagando incêndios’, frequentemente tenho que usar desenhos desatualizados para manter o trabalho em andamento. Isso pode provocar enormes erros. A partir do recebimento do pedido, nós temos normalmente seis semanas para finalizar o trabalho. Infelizmente, em geral não conseguimos nem mesmo obter os desenhos antes de cinco semanas.”


“Nós simplesmente não conseguimos fazer uma cotação suficientemente rápida. Na verdade, até rejeitamos pequenas consultas — cerca de 30% de possíveis pedidos. Nós também perdemos mais de 30% de possíveis contratos por não atender os prazos para a apresentação de cotações.”


“Nosso pessoal de vendas está sempre oferecendo o que não podemos fazer... ou vendendo a um preço pelo qual não podemos fabricar para o cliente.”


A automação de projetos é a solução para os problemas citados acima – ela oferece um processo de engenharia ágil e também rapidez na produção de desenhos e de documentação.


Outra pesquisa sobre usuários de sistema CAD realizou perguntas fundamentais a respeito dos processos de projeto adotados pelos usuários. Todos os entrevistados tinham o conhecimento necessário, já que trabalhavam em vários segmentos da indústria que documentam os retornos da automação de projeto. Isso inclui quase todos os produtos projetados sob encomenda e muitos produtos personalizados ou personalizáveis – basicamente, toda empresa cujo produto precisa passar pela engenharia para atender a uma grande parte das ordens de serviço.


O que determina de maneira fundamental se a automação de projetos trará benefícios para a empresa ou para o projetista é o quanto os novos produtos derivam de projetos anteriores. Perto de dois terços dos entrevistados indicaram que uma porção significativa dos seus produtos – de 20% a 100% deles – são produtos derivados de outros projetos (Figura 1).



Pesquisa entrevistados automação projeto

Figura 1: Muitos projetos são baseados em projetos anteriores, o que faz deles bons candidatos para a automação de projetos.



A pesquisa se concentrou em áreas onde a automação de projetos pode contribuir mais significativamente e priorizou seus resultados dentro da seguinte lista de atividades de engenharia a serem automatizadas:


  • Criação automatizada de peças, montagens e desenhos do SolidWorks com base em variações de produtos existentes (88,8%);

  • Geração automática de documentos para fabricação (75,9%);

  • Recuperação automática e incorporação de dados de produtos existentes e cálculos (61,8%);

  • Geração automática de propostas de vendas, cotações e documentação (51,8%);

  • Especificação de produto automatizada para equipes não técnicas, como a área de vendas (45,3%);

  • Especificação de produtos através da Web, como vendas remotas ou clientes (30,6%).


Claramente, todos desejam algum tipo de automação de projeto, mas essa definição difere de empresa para empresa. O que é exatamente a automação de projeto?


Automação Projeto SolidWorks


Várias empresas de setores diferentes estão procurando maneiras de economizar tempo e baixar seus custos nos processos de engenharia. Consequentemente, muitos fornecedores se referem a características ou utilitários distintos para identificar a “automação de projeto”. Infelizmente, a maioria deles não constitui um mecanismo de automação porque não lidam com o processo completo.


Para empresas que oferecem produtos fabricados sob encomenda, a automação de projetos é definida especificamente como um sistema que captura e aplica, de uma forma mais ou menos automática, a atividade de engenharia às variantes de um produto, com o objetivo de finalizar os projetos em tempo mínimo.

  • Sistema: um controlador, em vez de um conjunto aleatório de recursos, que proporciona um fluxo de trabalho abrangente. Sistemas de automação de projeto frequentemente controlam sistemas CAD, interagem automaticamente com o gerenciamento do ciclo de vida do produto (PDM) e também com outros aplicativos de engenharia e de escritório.

  • Atividade de engenharia: todos os tipos de cálculos, instruções práticas, normas de engenharia e conhecimentos aplicados à variante do produto.

  • Mais ou menos automático: os sistemas de automação de projeto inteligentes automatizam certas partes, em geral trabalhos repetitivos ou braçais, não interferindo em áreas onde engenheiros experientes podem rapidamente avaliar um requisito de projeto e apontar uma solução criativa.