Simplificando a simulação computacional com o SOLIDWORKS Simulation
Análises mais produtivas no SOLIDWORKS Simulation com a simplificação 2D
Quando se fala em ferramentas de simulação computacional que usam o Método dos Elementos Finitos (Finite Element Method – FEM), muitos engenheiros imaginam um alto grau de complexidade para realizar essas avaliações.

De fato, é necessário um bom conhecimento teórico sobre o assunto, para entender o que o programa de computador está realizando, e, principalmente, para compreender e interpretar os resultados que são apresentados.
Por exemplo, ao ver os resultados, você pode se perguntar: o que me interessa são os resultados de tensão, deformação ou deslocamento? Onde está ocorrendo concentração de tensões e quais alterações posso realizar para otimizar isto? Como a estrutura irá se comportar com uma nova aplicação de forças?
Entretanto, apesar da necessidade do conhecimento para criação do modelo a ser analisado e dos resultados obtidos, os softwares atuais de engenharia que realizam simulação (como o SOLIDWORKS Simulation) auxiliam muito nas análises dos projetos de engenharia, reduzindo o tempo de projeto e, consequentemente, os custos associados.
O SOLIDWORKS Simulation é uma ferramenta que utiliza o método de análise por elementos finitos para prever o comportamento físico de um produto que é testado virtualmente, a partir de um modelo CAD (Computer Aided-Design). Dentre as possibilidades de análises, é possível realizar análises estáticas, dinâmicas, não lineares (estática e dinâmica), entre outras.
Dependendo do modelo em CAD e do tipo de análise a ser realizada, é necessário um maior processamento dos computadores, aumentando o tempo de resolução das análises de MEF. Caso o engenheiro insira inicialmente alguma condição de contorno, aplicação de força ou restrição de forma equivocada em uma análise, isto pode se tornar um problema, pois será gasto o dobro de tempo para obtenção dos resultados (visto que outra análise será necessária, desta vez com os parâmetros corretos).
Assim, o SOLIDWORKS Simulation permite usar uma ferramenta que simplifica a análise inicial, realizando-a apenas em 1 seção do material (definido pelo usuário). Isto permite uma primeira análise mais rápida e, consequentemente, verificação/correção de erros também de forma mais ágil, reduzindo tempo de análise e melhorando produtividade do projeto.
Assista a vídeo aula a seguir sobre Simplificação 2D nas análises do SOLIDWORKS Simulation e verifique como isso é possível.
Produza projetos robustos e inovadores garantindo a força, a confiabilidade e a resistência do produto.
Gostaria de otimizar recursos em seus projetos? Clique abaixo! 👇
4i Engenharia – Encontrando Soluções, Projetando o Futuro