Resultado das análises do SOLIDWORKS Simulation

Etapa de pós processamento da sua análise em software CAE


Após completar as duas fases iniciais do processo de análise em softwares de CAE é necessária a análise dos resultados e sua interpretação (fase de pós-processamento). Só para lembrar, as fases anteriores são o pré-processamento (onde é realizado a modelagem em CAD e definida as cargas, propriedades físicas, restrições, etc) e o processamento (onde o modelo é resolvido através do processamento computacional, de acordo com formulação matemática adequada).


Se você realizou suas análises utilizando o SOLIDWORKS Simulation, após a conclusão dos cálculos, o software criará automaticamente uma pasta chamada “Resultados” com gráficos de resultados padrão (estes vão depender do tipo de estudo e das opções definidas na guia “Opções padrão” da caixa de diálogo “Opções”). Você pode escolher quais plotagens padrão serão criadas. Basta clicar no menu “Simulação”, depois em “Opções” e em “Opções padrão”.


Com os dados dos resultados, você pode gerar gráficos, listas e relatórios, para apresentação ao seu time de engenharia ou cliente.



Para criar gráficos adicionais no SOLIDWORKS Simulation, basta clicar com o botão direito do mouse na pasta “Resultados” e escolher um dos tipos de gráficos disponíveis, incluindo tensão, tensão, deslocamento, fator de segurança e muito mais.



Um dos gráficos padrões que visualizamos constantemente nos nossos resultados é o gráfico de tensão usando critério de Von Mises. A legenda é inicialmente dimensionada para os valores mínimo e máximo da plotagem, mas você pode editar a legenda para aparecer da maneira que desejar. Só precisar clicar no valor superior ou inferior para alterar os limites superior e inferior ou clique duas vezes na legenda para acessar o conjunto completo de opções de gráficos.


Além disso, gráficos de seção podem ser usados ​​para cortar o modelo em locais específicos.



A ferramenta “Iso Clipping” isola áreas acima ou abaixo de um valor específico, o que nos permite identificar rapidamente os locais de maior tensão, por exemplo.


Uma ferramenta de detalhamento mostrará valores de resultado em locais específicos, dentro do modelo.



Em muitos casos, a deformação é realmente pequena e difícil de ver em escala real. Se você clicar duas vezes no gráfico na pasta “Resultados”, verá uma opção para alterar a escala de deformação. Isso nos permite visualizar mais facilmente a deflexão da estrutura.


Você pode também animar o modelo para vê-lo se mover dinamicamente (basta clicar com o botão direito do mouse e selecione Animar)!



Todos esses gráficos podem ser salvos como imagens estáticas ou arquivos 3D eDrawing, que podem ser compartilhados ou visualizados por usuários que não são do SOLIDWORKS com a ferramenta gratuita do eDrawings. Com o clique de um botão, você pode gerar um relatório formatado que documenta as informações e os resultados da configuração do estudo.


Por fim, embora a plotagem seja geralmente uma ferramenta de visualização de resultados melhor, às vezes é preferível listar os resultados em forma de tabela. Por exemplo, depois de executar um estudo de frequência, você pode listar todas as frequências ressonantes solicitadas. Isto também é possível com os resultados obtidos no SOLIDWORKS Simulation!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS