Quais configurações preciso no meu computador para rodar SOLIDWORKS?

May 20, 2020

Escolhendo os melhores hardwares para o SOLIDWORKS

 

Uma dúvida constante que os usuários do SOLIDWORKS têm é: Quais configurações preciso no meu computador para rodar SOLIDWORKS? Este é um tema que está sempre presente nos grupos do Facebook, Whatsapp, blogs e até mesmo com clientes antigos.

 

Você também tem essa dúvida? Qual a configuração que você indicaria?

 

Além do investimento no software SOLIDWORKS é importante também realizar um bom investimento no seu hardware, correto?

 

O melhor computador para rodar o SOLIDWORKS vai depender o que você pretende realizar no SOLIDWORKS! Se você usa apenas CAD 3D, uma configuração mais básica te atende. Porém, se vai realizar simulações, renderizações, entre outras funções, é necessária uma configuração mais robusta do seu computador.

 

Para começar, o ideal é seguir as configurações recomendadas pela SOLIDWORKS. Acesse o site www.solidworks.com/sw/support/SystemRequirements.

 

 

 

O site apresenta uma tabela com as versões do SOLIDWORKS mais atuais e, para cada uma delas, as recomendações indicadas (sistema operacional, hardware, etc).

 

 

Obs.: Este blog foi escrito no ano de 2020, por isso é indicado que sempre acesse o site para ver as novas configurações recomendadas!

 

 

 

 

Para os hardwares, as recomendações são:

  • Processador com clock de 3.3GHz ou maior. Em geral indicamos um i7 para nossos clientes. Mas já vimos, para modelagens básicas, o i5 da 8ª ou 9ª geração funcionar bem.

 

  • De memória RAM, o indicado é que tenha 16GB. Isto vai permitir você trabalhar com pequenas e grandes montagens, sem problemas.

 

  • Para a placa de vídeo deve-se ter uma atenção especial! Se você não tiver uma placa compatível, é o mesmo que não ter placa de vídeo. Então é necessário que você possua uma placa de vídeo profissional. Em geral, recomendamos as da linha Quadro ou Radeon Pro. Mas, para não ter problema, você pode verificar todas placas que são homologadas, acessando este site www.solidworks.com/support/hardware-certification. Aqui você pode procurar pela sua placa que desejar!

 

 

  • Já em relação ao local de armazenamento do SOLIDWORKS, indica-se o uso de um SSD. Mas se você usar um HD não terá problema, no entanto o SSD tem se mostrado uma solução para aquelas perdas de tempo no carregamento de programas. O uso do SSD não só trará um desempenho melhor no carregamento do SOLIDWORKS, mas nas operações do seu computador como um todo.

 

Na página de requisitos de hardware, vemos ainda configurações indicadas para eDrawings no MAC, produtos de servidor (como o PDM), entre outros.

 

 

 

 

As configurações que comentamos acima, são as indicadas pela SOLIDWORKS e é óbvio que se você usar hardwares com maior capacidade, você terá mais benefícios no processamento. Para quem realiza muita simulação computacional ou renderização, é indicado que não fique nestas configurações básicas. Coloque um processador e memória maior. Uma placa de vídeo com maior capacidade, também fará uma diferença absurda!

 

 

Confira este vídeo em nosso canal do YouTube sobre configurações necessárias para que o SOLIDWORKS rode em seu computador

 

 

 

Mas lembre-se, sempre verifique no site da SOLIDWORKS as configurações recomendadas, assim como as placas de vídeos que são homologadas.

 

Agora é só aproveitar sua máquina e rodar o SOLIDWORKS a todo vapor!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque