O que é o Simulation Xpress da SOLIDWORKS?

Você sabia que o SOLIDWORKS SimulationXpress pode gerar relatórios em HTML e criar arquivos no eDrawings Viewer para comunicar os resultados do projeto?

O SOLIDWORKS SimulationXpress é uma ferramenta básica de análises de tensões, incorporada aos pacotes do SOLIDWORKS Standard, SOLIDWORKS Professional e SOLIDWORKS Premium. Após obter os resultados dessas análises, o SOLIDWORKS SimulationXpress pode gerar relatórios HTML e criar arquivos do SOLIDWORKS eDrawings para documentar e comunicar os resultados da análise. Para quem é cliente ativo (Saiba mais sobre Subscrição ativa aqui https://www.4ieng.com.br/single-post/renovacao-solidworks-quais-as-vantagens ),essa pode ser uma excelente ferramenta para começar a entender como funciona o SOLIDWORKS SIMULATION.


Esta ferramenta usa um princípio chamado Análise de Elementos Finitos (FEA). Esse é um método numérico de cálculo que se baseia na divisão de um grande problema em partes menores e mais gerenciáveis, ou elementos, compostas por vários nós (um processo geralmente chamado de malha). Os cálculos são realizados para determinar o deslocamento e a tensão em cada nó, cujos resultados são apresentados como um conjunto de resultados. Esses resultados podem ser usados ​​para verificar se a peça suportará as cargas aplicadas, identificar pontos de falha, se existirem, e nos permitir refinar ainda mais o modelo, se necessário, para melhorar nossos produtos.



O que posso fazer no SimulationXpress?


O SimulationXpress possui limitações que não existem nos outros pacotes de simulação, pois o Xpress é o mais básico de todos; estes podem ser divididos em quatro áreas principais: geometria, cargas/acessórios, malhas e, finalmente, os resultados.


Geometria


O SimulationXpress pode apenas analisar peças, não pode lidar com montagens ou peças multicorpos.


Uma forma de fazer pequenos testes com a ferramenta quando temos o caso de montagens é definir as peças em nossa montagem como corpos rigidamente unidos, o que normalmente não é um cenário do mundo real. Essa abordagem tende a enrijecer artificialmente o modelo, assumindo que as peças são unidas e isso afeta a validade dos resultados (supor que uma junta parafusada seja rigidamente colada é uma enorme simplificação de um problema, por exemplo).

No pacote completo de simulação, você pode especificar diferentes contatos entre as peças e também aplicar conectores para simular juntas fixadas, parafusadas e soldadas para representar com mais precisão o cenário do mundo real.

Cargas/Acessórios


O SimulationXpress permite que os usuários fixem apenas os modelos com rigidez; isso pode não representar verdadeiramente o suporte do mundo real no modelo e novamente levar a um modelo artificialmente rígido. Da mesma forma, no que diz respeito às cargas, estamos limitados a aplicar apenas cargas de força e pressão às faces. Nos pacotes do Simulation (Standard, Professional e Premium, saiba mais clicando aqui https://www.4ieng.com.br/solidworks-simulation ) existem uma ampla gama de cargas diferentes que podem ser aplicadas.

Malha


O processo da FEA envolve a divisão de um modelo em muitos elementos pequenos; no SimulationXpress, temos apenas um tipo de malha disponível (padrão) (não sendo possível controlar a malha) e esse tamanho de malha é global em todo o modelo. Com os suplementos do Simulation (Standard, Professional e Premium), podemos especificar controles de malha para forçar malhas mais refinadas em áreas de interesse, enquanto usamos uma malha global mais descontraída e mais grossa em outras áreas, isso significa menos cálculos e resultados mais rápidos.

Resultados


No SimulationXpress, estamos limitados a três gráficos de saída: estresse, deslocamento e fator de segurança. Além de uma visão deformada do modelo, podemos gerar também um relatório nos formatos eDrawings e Word. O motivo é que temos muito pouco controle sobre esses gráficos (além de escolher SI ou IPS em inglês para nossas unidades), não podemos mudar a exibição da unidade. Isso pode ser uma limitação se você estiver interessado em uma análise mais aprofundada de diferentes gráficos como tensões adicional, deformação em uma direção conhecida, etc. Os pacotes completos de simulação do SOLIDWORKS permitem muito mais controle dos resultados do estudo.


O SimulationXpress, é uma ferramenta de análise de tensão de primeira passagem, fornecendo ao projetista uma visão rápida dos possíveis problemas no início do projeto.


Comparação de resultados


Então, esta é a parte surpreendente; a mescla e o solucionador usados ​​para resolver um estudo do SimulationXpress são os mesmos que os usados ​​para estudos completos dos estudos estáticos e linear do SOLIDWORKS. Portanto, não é como se você estivesse obtendo uma qualidade reduzida em relação aos algoritmos usados ​​para mesclar e resolver o seu estudo. Para modelos simples (peças únicas) com acessórios simples, os resultados são idênticos.

Este exemplo é uma placa simplesmente contida em tensão. Os resultados são idênticos para tensão e deslocamento (417,67MPa e 0,143 mm).


Obviamente, se queremos examinar montagens de vários componentes com condições de contato específicas entre cada componente ou se você deseja ter mais controle sobre toda a análise e pós-processamento, precisaremos investir no SOLIDWORKS Simulation.


Recursos e benefícios do SOLIDWORKS SimulationXpress


Com o SOLIDWORKS SimulationXpress, você pode:

  • Executar uma verificação de projeto em peças e condições simples do SOLIDWORKS.

  • Determinar o fator de segurança preliminar de suas peças.

  • Documentar e compartilhe facilmente seus resultados com relatórios HTML e o SOLIDWORKS eDrawings Viewer.

  • Atualizar facilmente para o SOLIDWORKS Simulation Standard quando houver necessidade de funcionalidade adicional.


Gostaram do Simulation Xpress e querem conhecer mais? Entre em contato com o time da 4i Engenharia para auxiliar você e sua empresa sobre esses multiprodutos!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS