Migração de projetos de engenharia de software CAD 2D para 3D (Parte 1)

June 17, 2017

A migração de projetos 2D para 3D permitiu que muitas empresas de sucesso expandissem, crescessem e inovassem. O projeto 3D gera economia de tempo, custo e materiais, melhora os fluxos de trabalho, os processos e a qualidade do produto e promove a criatividade, inspiração e inovação. Independentemente do objeto projetado, a migração para desenhos 3D ajudará a desempenhar melhor o seu trabalho, e a sua empresa a obter êxito, com a aceleração do tempo de lançamento no mercado, a melhoria da capacidade de fabricação do projeto, a eliminação de custos desnecessários, a elaboração constante de produtos de alta qualidade e o incentivo à promoção de inovações.

 

 

 

MIGRAÇÃO DE 2D PARA 3D É MAIS FÁCIL E MAIS PRODUTIVA DO QUE VOCÊ IMAGINA
 

   Nas últimas duas décadas, muitos dos principais fabricantes do mundo, como Bausch & Lomb, Garmin, SMC, e Trek, migraram de projetos 2D para 3D. Os fabricantes que fizeram isso obtiveram retornos consideráveis sobre seus investimentos (ROI, Return on Investment) em tecnologia 3D, não só no projeto dos produtos, como também por meio de empresas de desenvolvimento e fabricação de produtos. Assim como a migração de mesas de projetos para o software CAD resultou em ganhos de produtividade consideráveis, a migração de ferramentas 2D para 3D pode revigorar as operações de desenvolvimento de produtos, com a economia considerável de tempo e dinheiro, além de aumentar o desempenho, manter a qualidade e aumentar a inovação.

 

   A concepção de produtos em 3D também é mais rápida e mais precisa do que em 2D. O CAD 3D permite visualizar, comunicar, questionar, orçar, otimizar e fabricar produtos em uma fração do tempo necessário para executar as mesmas tarefas em 2D. Com a "associatividade" dos projetos, o CAD 3D também permite fazer alterações essenciais em estágios mais avançados do ciclo de desenvolvimento de produtos (por exemplo, no desenho de fabricação, na documentação técnica, na documentação de inspeção e até mesmo nos programas de fabricação NC) sem precisar redesenhar ou recriar produtos. Com a associatividade, em caso de alterações ao modelo CAD 3D, todos os aspectos relacionados ao modelo (incluindo desenhos, montagens, programas NC, etc.) serão atualizados ou adaptados para mudar automaticamente, sem precisar editar e reprojetar manualmente. Isso resulta em ciclos de projetos consideravelmente mais curtos e que ajudam a acelerar o tempo de lançamento no mercado, aumentar o rendimento e criar produtos superiores.

 

 

 

   Com o aumento da velocidade e da precisão, a tecnologia 3D ajuda sua empresa a reduzir custos com a eliminação de etapas redundantes e inúteis, a melhoria na qualidade do projeto e a simplificação dos fluxos de trabalho. Basicamente, com o uso da tecnologia 3D, há menos duplicação de esforços. Como é mais fácil visualizar e modificar os projetos em 3D, você não precisará de tantos protótipos e encontrará menos surpresas após a liberação do projeto para a produção, o que reduz o volume de refugo e retrabalho. Com o uso do modelo 3D para simular o comportamento e o desempenho do projeto, você pode reduzir consideravelmente, e até mesmo eliminar, a necessidade de criar e testar protótipos físicos.

 

   Você também poderá reutilizar os dados dos projetos de produtos, montagens e componentes com mais facilidade, seja para criar ou atualizar produtos ou para fornecer suporte a uma série de outros processos. A visualização e comunicação dos projetos em 3D possibilitam reutilizar mais os dados dos projetos dos produtos (e o ROI do seu investimento em tecnologia 3D) em todos os aspectos do desenvolvimento de produtos e da organização de produção. Além disso, a migração para a tecnologia 3D é mais fácil e mais produtiva do que você pode imaginar.

 

 

AS DIVERSAS VANTAGENS DA TECNOLOGIA 3D

 

   Para aproveitar ao máximo as vantagens profissionais, organizacionais e comerciais da migração de projetos 2D para 3D, vamos falar sobre os mitos e equívocos com relação à tecnologia 3D, identificar o que é preciso fazer (mas que não é possível com a tecnologia 2D) para ajudar você e sua empresa a obter sucesso e ver os impactos comerciais e organizacionais dos projetos 3D no desenvolvimento de produtos.

 

Desmistificação da tecnologia 3D

  • Usar a tecnologia 3D é muito difícil — toda mudança apresenta desafios, mas, com o acesso aos treinamentos, aos tutoriais e às ferramentas de aprendizagem, bem como com a experiência, você descobrirá que é mais fácil usar o software de tecnologia 3D e que a metodologia de projetos em 3D é mais natural e intuitiva.

  • A transição requer um tempo de inatividade considerável — muitas empresas menores acreditam que não podem arcar com o tempo de inatividade necessário para migrar para a tecnologia 3D. Você pode migrar sem afetar a produtividade, seja por meio de uma transição gradual (com a migração em fases) ou com a implantação da tecnologia 3D em um projeto piloto, e identificar e solucionar problemas antes de levar a implementação a toda a empresa.

  • Os projetos de produtos simples não precisam da tecnologia 3D — embora seja possível modelar produtos simples em 2D com a mesma rapidez, até mesmo os produtos mais rudimentares podem aproveitar os benefícios da tecnologia 3D devido à facilidade e rapidez de fazer alterações aos projetos, além de outras funcionalidades que você pode aplicar aos dados em 3D, como a otimização de projetos por meio de simulações ou a disponibilização de projetos diretamente para fabricação.

  • Não poderemos utilizar dados legados — você pode continuar utilizando dados de projetos 2D, com o uso de ferramentas de importação e utilitários, para criar modelos 3D diretamente a partir de dados 2D importados. Se quiser apenas imprimir ou visualizar um desenho, alguns fornecedores de software 3D têm aplicativos de tecnologia 2D gratuitos ou de baixo custo para esses fins, como o software DraftSight® da SOLIDWORKS.

  • Vamos perder nossas ferramentas 2D — alguns aplicativos 3D contêm recursos para criar formatos (de desenhos, esquemáticos ou layouts de máquinas) compatíveis com a tecnologia 2D, com base em dados de projetos 3D, ou fornecem utilitários e ferramentas 2D, como o software DraftSight. Com a tecnologia 3D, continua sendo possível usar os recursos 2D quando necessário.

  • Não é necessário aprender a usar a tecnologia 3D — a sua empresa pode pedir que você aprenda a usar a tecnologia 3D para aproveitar seus ganhos de produtividade e tornar-se mais habilidosa, ágil e competitiva. Mais importante ainda, a adição da tecnologia 3D aos seus conhecimentos manterá suas habilidades em dia, o que ajudará a conquistar empregos ou aproveitar outras oportunidades no futuro. Todos os engenheiros recém-formados saem da faculdade sabendo usar a tecnologia 3D. Por isso, você precisa aprender a usá-la para manter a sua própria vantagem competitiva.

  • A tecnologia 3D é cara — os programas de software de tecnologia 3D certamente custam mais do que os pacotes de 2D, mas, o custo diluído da tecnologia 3D é menor devido aos benefícios que ela traz, como aumento na produtividade, melhoria na comunicação, produtos com mais qualidade e menor tempo de lançamento no mercado. O ROI em software 3D também vai além do projeto de produtos, chegando a outros processos, que podem compartilhar e aproveitar dados importantes dos projetos 3D.

 

Gostou do que viu até agora? Na nossa próxima postagem, vamos falar sobre o que você só consegue fazer no 3D e a tecnologia envolvida que te auxilia com estas atividades!

 

 

Venha conferir também um infográfico que preparamos para você com os:

5 Benefícios do CAD 3D para Engenheiros!

 


Mais informações ou dúvidas entre em contato!

 

 

4i Engenharia - Revenda Oficial do SolidWorks 

 

 

Texto extraído do documento "Atualização de 2D para 3D contribui para o seu sucesso e o da sua empresa", desenvolvido pela Dassault Systemes SolidWorks e disponibilizado para os VARs da SolidWorks.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

SENAI Cimatec Park: Saiba o que rolou na inauguração!

November 13, 2019

1/8
Please reload

Posts Recentes