Gerenciamento de Dados mais fácil para as empresas

A maioria dos desenvolvedores de produtos sabe que a implementação de ferramentas modernas de projeto auxiliado por computador (CAD) não só melhora a produtividade como ajuda a atingir suas metas de aceleração do tempo de lançamento no mercado, redução dos ciclos de projeto, diminuição dos custos de desenvolvimento e melhoria da qualidade do produto.


Gerenciamento de Dados


Desde a primeira utilização de ferramentas de projeto 2D até o uso crescente de sistemas de modelagem de sólidos 3D, a tecnologia de CAD teve um impacto radical no desenvolvimento de produtos, ampliando a eficiência, a qualidade e a inovação. Além do aumento de produtividade proporcionado pela automação de CAD, as empresas de desenvolvimento de produtos enfrentam um conjunto totalmente novo de desafios. Entre eles o gerenciamento, o controle e o compartilhamento do enorme aumento no volume e na diversidade dos dados de projeto de produtos gerados atualmente por engenheiros que utilizam ferramentas de projeto superiores e mais automatizadas.


Projetar produtos na era digital exige uma solução de gerenciamento de dados de produto (PDM) fácil de usar, eficiente e econômica. O sistema PDM deve permitir a criação e o controle das quantidades cada vez maiores de diversos tipos de dados de projeto de produtos 3D, assim como estimular a colaboração entre as equipes de projeto e os parceiros externos. Um sistema PDM eficiente faz mais do que simplesmente assumir o papel que os sistemas de gerenciamento de documentação desempenhavam no passado. Ele também representa um passo a mais de importância fundamental para maximizar os benefícios de produtividade proporcionados pela automação de CAD em todos os estágios do desenvolvimento do produto e em toda a empresa.


Antigamente, quando os projetistas criavam os desenhos de engenharia 2D do projeto de um produto em pranchetas, gerenciamento de dados significava apenas reunir, catalogar e guardar os desenhos em papel em arquivos de aço seguros. A maioria dos fabricantes idealizou sistemas de organização e controle de desenhos de engenharia para fins de documentação, reutilização de projetos e colaboração que normalmente classificavam os desenhos por número. As empresas maiores contavam inclusive com “cofres de desenhos”, administrados e operados por um gerente ou administrador de documentação. Esses sistemas de gerenciamento de documentos em papel normalmente utilizavam cartões de solicitação ou fichas de saída e um sistema de indexação de papel para manter o controle do local físico dos desenhos, assim como o status relativo a revisões, erros, liberação para produção e aprovação.


Em muitos aspectos, as diferenças entre usar um sistema de gerenciamento de documentos em papel e trabalhar com um sistema PDM com base em Windows®, como o software SolidWorks Enterprise PDM, são análogas às existentes entre localizar materiais em uma biblioteca com um catálogo versus buscar informações on-line com um mecanismo de pesquisa. Os sistemas de gerenciamento de documentos em papel são demorados e trabalhosos, e estão sujeitos a erro já que os desenhos podem ser perdidos ou arquivados erradamente. Além disso, não estimulam a colaboração e a reutilização de projetos porque os desenhos só podem ser retirados por uma pessoa de cada vez. E compartilhar informações com colegas ou parceiros requer cópias dos desenhos, remessa de tubos com desenhos pelo correio ou o envio de cópias por fax difíceis de ler.


PDM Windows


Enquanto algumas empresas de desenvolvimento de produtos continuam a utilizar sistemas de papel, outras aproveitam o sistema operacional Windows para criar “pastas de projeto” e “unidades compartilhadas” para o gerenciamento de desenhos e revisões. Embora melhore o acesso aos dados dos projetos, esse tipo de sistema de gerenciamento de desenhos também cria problemas de controle adicionais. O desenvolvedor de produtos não quer saber quem está trabalhando em um arquivo, qual é o status do projeto, qual é a revisão correta ou se alguém substituiu ou excluiu acidentalmente um arquivo. Para evitar esses tipos de problemas, algumas empresas implementaram sistemas de gerenciamento eletrônico de desenhos. Embora possa ser suficiente para arquivos de desenhos 2D, esse método é totalmente inadequado no mundo rico em informações e em expansão de projetos em 3D.


Além de fornecerem uma enorme variedade de benefícios para o aprimoramento da produtividade, as ferramentas de projeto e análise 3D criam desafios exclusivos do gerenciamento de dados. Ao contrário dos arquivos de desenhos planos, distintos e autônomos, os arquivos 3D contêm muitas referências, associações e inter-relacionamentos que os vinculam a outros arquivos. As peças, os desenhos, as listas de materiais (BOMs), as diversas configurações, os resultados de análise e as montagens precisam ser gerenciados, preservados e guardados em segurança.


Revisar um arquivo 3D ou trabalhar com outros engenheiros em peças diferentes de uma montagem 3D envolve muito mais do que a atualização de um único arquivo. É preciso um sistema PDM eficiente que controle o acesso aos dados, registre as alterações do projeto em arquivos e gerencie as ramificações dessas alterações em outros arquivos relacionados. Quando se trabalha com projetos em 3D, o uso de um sistema PDM se torna praticamente obrigatório. Quando um arquivo é alterado, o sistema PDM ajuda a garantir que o efeito em cascata resultante sobre todos os dados de projeto associados seja necessário e desejado, em vez de desordenado e caro.


Em ambientes de projeto com mais de um usuário, é quase impossível — e nada prático — gerenciar dados de projeto 3D de maneira eficaz com o método de “pasta de projetos” e “unidades compartilhadas”. Gerenciar montagens, peças e desenhos requer o cumprimento cuidadoso dos procedimentos de atribuição de nomes de arquivo e um processo elaborado de criação de novas pastas. Para que uma empresa de fabricação maximize a capacidade de sua tecnologia de CAD 3D, impulsione sua produtividade, estimule a colaboração e utilize ao máximo dados valiosos de projetos 3D. Os desenvolvedores de produtos precisam ter à disposição uma solução simples e fácil de usar como o SolidWorks Enterprise PDM.



GERENCIAR DADOS DE PROJETOS DE PRODUTOS DE MANEIRA SIMPLES E SEGURA


Embora seja óbvia a necessidade de uma solução PDM simples e segura capaz de gerenciar a diversidade dos dados de projetos 3D de produtos dentro de um grupo de trabalho ou de uma empresa, muitos fabricantes não chegaram à solução ideal até a introdução do software SolidWorks Enterprise PDM. Muitos dos sistemas PDM antigos eram caros, inflexíveis, mal projetados, demandavam um treinamento intensivo ou exigiam uma legião de consultores e meses ou anos de trabalho para serem implementados.


As empresas que tentaram implementar outros aplicativos PDM geralmente tiveram experiências ruins, que levaram a impressões negativas e verdadeiras barreiras contra a adoção ampla de soluções PDM válidas. Como resultado, alguns desenvolvedores de produtos ainda acreditam erradamente que o PDM leva muito tempo para ser implementado, exige muito aprendizado, requer grandes investimentos em personalização e infraestrutura, além de forçar as empresas a trabalhar de acordo com os processos do software em vez dos seus próprios e apresentar diversos problemas de compatibilidade.


Com a introdução do software SolidWorks Enterprise PDM, a Dassault Systèmes SolidWorks Corp. quebrou totalmente o paradigma do PDM, criando uma solução simples, eficiente e acessível para atender às necessidades de qualquer empresa do ramo de desenvolvimento de produtos. Os fabricantes precisam de uma tecnologia para gerenciar dados de projetos de produtos, e não de outro software que exija treinamento significativo ou esquemas extensos de implementação. Precisam de uma solução de PDM que possa ser rapidamente implementada, facilmente administrada e implantada com sucesso como uma função acessória da plataforma de desenvolvimento de produtos já existente. O software SolidWorks Enterprise PDM difere dos aplicativos de PDM anteriores porque foi desenvolvido tendo em vista esses requisitos importantes.


PDM Windows


O SolidWorks Enterprise PDM é o primeiro e o único sistema PDM comercial totalmente integrado ao Windows Explorer. Como os projetistas, engenheiros e outros profissionais do mercado já sabem acessar e gerenciar arquivos pelo Windows Explorer nos seus próprios computadores, o SolidWorks Enterprise PDM foi projetado para aproveitar essa familiaridade existente. Os usuários executam todas as funções do SolidWorks Enterprise PDM pelo Windows Explorer ou, no caso dos engenheiros, dentro do sistema de CAD 3D do SolidWorks. O resultado é que o software SolidWorks Enterprise PDM não possui uma interface de usuário exclusiva a ser aprendida, portanto, oferece a solução mais fácil, rápida e econômica para a implementação de PDM.


Durante todo o ciclo de vida de desenvolvimento do produto, o software SolidWorks Enterprise PDM acompanha e registra todos os eventos, estágios de projeto e versões que afetam um conjunto específico de dados de projeto. Além de gerenciar arquivos CAD de peças, montagens e desenhos, o sistema também administra todos os dados de projeto relacionados ao SolidWorks e ao AutoCAD®, como planilhas do Excel de renderizações fotorrealistas, arquivos do SolidWorks eDrawings® (desenhos compactos e de autoextração para envio por e-mail), resultados de análises do SolidWorks Simulation, documentos do Microsoft® Word, e-mails e arquivos gráficos. O SolidWorks Enterprise PDM permite que os desenvolvedores de produtos gerenciem com segurança os dados de projeto de produtos, controlem o acesso de forma eficaz e praticamente eliminem a possibilidade de erros ou perda de dados relacionados com PDM.



GERENCIAR A COLABORAÇÃO EM TODA A EMPRESA, NO MUNDO INTEIRO


Oferecer suporte e estimular a colaboração no desenvolvimento de projetos, a reutilização de projetos e mais cooperação entre os departamentos, clientes e parceiros externos que antes trabalhavam de modo isolado constituem componentes importantes de um sistema PDM tradicional e eficaz. O SolidWorks Enterprise PDM permite que os fabricantes configurem, administrem e ajustem as características de seus vaults de forma a atender aos requisitos exclusivos de desenvolvimento. Copiar partes do vault do SolidWorks Enterprise PDM em diferentes servidores ou fornecer acesso seguro a dados de projeto na Web em nível do usuário permite que as empresas de desenvolvimento de produtos ofereçam suporte à colaboração em qualquer lugar do mundo.


Colaboração projeto mundo


Um grupo de projetistas nos Estados Unidos, por exemplo, pode acessar e reutilizar projetos desenvolvidos por engenheiros em uma filial na Europa para criar um produto para o mercado norte-americano. O SolidWorks Enterprise PDM permite que engenheiros no mundo inteiro trabalhem de maneira segura e simultânea no mesmo projeto, ou façam derivações de projetos anteriores sem o risco de substituir, excluir ou danificar dados valiosos de projeto. Como resultado, está se tornando cada vez mais comum a existência de equipes de projetos globalmente distribuídas em empresas multinacionais com instalações em diversos locais. O SolidWorks Enterprise PDM oferece suporte a esse ambiente de projeto distribuído, eliminando as restrições inerentes à movimentação de grandes quantidades de dados através de uma WAN (rede de longa distância).


Através da interface baseada no Windows Explorer, o SolidWorks Enterprise PDM oferece aos fabricantes a flexibilidade e a ca