Estudo de Topologia no SOLIDWORKS Simulation Aula Ao Vivo #05

Completamos o nosso primeiro ciclo de aulas Ao Vivo sobre SOLIDWORKS Simulation com a nossa aula #05. O tema desta vez foi estudo de topologia. Por ser um tema que poucos engenheiros e projetistas acabam usando, mas que traz benefícios enormes, decidimos falar sobre ele.


O estudo de topologia, permite aos engenheiros e projetistas desenvolver componentes muito eficientes, pois através deste estudo é possível reduzir a massa do seu componente ou melhorar a relação rigidez-peso. Através de um processo iterativo de remoção dos elementos da malha, isso é possível.


Destacamos abaixo alguns dos principais pontos e ferramentas comentadas durante esta aula, para que você possa usar o estudo de topologia nos seus projetos:



1) Estudos de Projeto


Existem três tipos de estudos, de maneira geral, que são maneiras de automatizar o estudo, porém trazem resultados completamente diferentes


  • Estudo de Projeto

  • Gerenciador de Casos de Carga

  • Estudo de Topologia


O Estudo de Projeto é uma ferramenta do SOLIDWORKS que permite que façamos uma otimização de um projeto específico baseado em parametrização.


O Gerenciador de Casos de Carga é uma ferramenta pouco conhecida, ela permite que se estude vários casos de carga para que seja possível entender qual é o caso mais crítico.


O Estudo de Topologia é um estudo não paramétrico, ou seja, ele irá retirar material a depender da condição criada. É utilizado principalmente quando se busca uma redução de peso de peça.




2) Estudo de Topologia


O estudo de topologia baseia-se em três opções e deve ser realizado em apenas um corpo.


  • Melhor razão de rigidez em relação ao peso da peça

  • Minimização de massa

  • Redução do deslocamento máximo de um determinado componente


Nesse estudo há também as restrições, que são maneiras de limitar a quantidade de soluções que podem ser encontradas a partir dos limites determinados, ou seja, é a definição de um alvo para o estudo.



3) Análise de Topologia - Parte 1


Com as análises de topologia no SOLIDWORKS é possível obter dados, de acordo com as restrições estabelecidas, como a melhor razão de rigidez por massa possível para o projeto.


Confira no vídeo a seguir:




4) Análise de Topologia - Parte 2


A análise de topologia pode ser realizada com a utilização diversos estudos e recursos diferentes, como uma análise de frequência a fim de impedir que haja um problema de ressonância, por exemplo. Estabelecendo as devidas restrições é possível obter resultados extremamente valiosos para o seu projeto.


Confira no vídeo a seguir:



5) Gráficos de convergência e resultados de análise


A análise de topologia no SOLIDWORKS traz resultados em gráficos, o que permite um estudo mais preciso e detalhado dos resultados obtidos. O uso adequado das restrições é fundamental para um resultado coerente com o seu projeto.


Entenda, com o vídeo abaixo, como utilizar corretamente as restrições na análise de topologia do SOLIDWORKS:


O que achou do nosso conteúdo?


Estamos toda semana criando novo conteúdo sobre o SOLIDWORKS Simulation. Inscreva-se no link abaixo e fique por dentro das novidades!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS