top of page

Diagramas de Engenharia, Processos e Instrumentação: o famoso P&ID

Saiba como P&ID é aplicado em projetos de engenharia atualmente

Imagine que você foi contratado para desenvolver o projeto de uma planta industrial completa do porte da imagem abaixo, com todos seus processos, equipamentos, instrumentação. Por onde começar e o que fazer?

P&ID Plantas Industriais

Quando estamos realizando um projeto de engenharia completo, com diversas disciplinas envolvidas (mecânica, elétrica, tubulação, processos, automação, etc), é fundamental que todos possam entender as documentações geradas e os símbolos usados para representar equipamentos, instrumentos e todos os outros componentes envolvidos.


Devido à esta necessidade surgiram os famosos diagramas de engenharia!


Na década de 50, eram conhecidos como P&I (Piping and Instruments (Tubulação e Instrumentos). Posteriormente, começou a ter significado um pouco mais amplo (P&I – Process and Instruments). E hoje, conhecemos como P&ID: Diagramas de Processos e Instrumentação.


O P&ID é um diagrama usado em processos industriais para indicar as tubulações, equipamentos e instrumentação de um determinado processo de uma planta industrial. Em geral, é composto pelos seguintes itens, com suas respectivas identificações e dimensionamento: Equipamentos mecânicos, Dispositivos para Instrumentação, Tubulações e acessórios, Controle de entradas e saídas, etc.

Inicialmente, para construir um Diagrama de Processos e Instrumentação, é realizada a descrição do processo, com todos detalhes (desde insumo até os equipamentos). Através de um diagrama de blocos do fluxo do processo (Block Flow Diagram) as etapas do processo são apresentadas de forma mais clara para melhor entendimento de todos, mostrando a sequência das etapas e a interligação entre elas.

Diagrama de Processo

Após a construção do diagrama de bloco, é construído o Diagrama de Fluxo de Processo (PFD – Process Flow Diagram) onde os principais equipamentos, tubulações e suas interligações são apresentadas a partir de simbologia padrão. Posteriormente os instrumentos, identificações e dimensionamento são inseridos, para elaboração completa do P&ID.

Exemplo Diagrama de Fluxo de Processo

Certo, mas como fazer um projeto com todas estas variáveis e complexidade?

É aí que surgem os softwares de P&ID!


Este tipo de software é dedicado a criar os diagramas de tubulação e instrumentação com todas informações que serão necessárias para seu projeto, com as simbologias padrões, identificações, layouts, tags e muito mais. Hoje já existem também soluções que, com base no projeto desenvolvido nestes softwares de P&ID, é possível criar o projeto em CAD 3D, integrando com as demais disciplinas (mecânica, elétrica,...) e utilizando todas informações em um único ambiente, reduzindo erros, interferências e trabalho em versões desatualizadas dos projetos.


Um dos softwares com estas características é o SolidPlant P&ID e 3D. Os links abaixo apresentam com detalhes algumas das suas características:


Ferramentas do SolidPlant P&ID que vão te ajudar – Clique aqui


SolidPlant 3D: tudo o que você precisar saber – Parte 1 – Clique aqui


SolidPlant 3D: tudo o que você precisar saber – Parte 2 – Clique aqui


Qual software você usa para seus projetos de tubulação? – Clique aqui

Soluções SolidPlant

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais sobre o SolidPlant?


Entre em contato com nosso time de consultores especializados!

Ficou com alguma dúvida?

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
bottom of page