Conheça mais sobre o SOLIDWORKS Plastics!

December 4, 2019

As peças de materiais plásticos são produzidas através de moldagem por injeção

 

 

Vamos mostrar para você como o SOLIDWORKS Plastics ajuda na moldagem das peças por injeção, prevê e evita defeitos de fabricação, além de eliminar o dispendioso retrabalho de moldagem.

 

Imagine um dia sem peças plásticas, consegue? É quase impossível. De dispositivos médicos, brinquedos, equipamentos de computação a brinquedos infantis e eletrônicos de consumo, o uso de componentes feitos de materiais plásticos tem aumentado consideravelmente. A maioria dessas peças são produzidas através de moldagem por injeção, processo de injeção de materiais plásticos liquefeitos em um molde, resfriamento ou solidificação do material e ejeção da peça moldada.

 

 

Moldagem de injeção

 

Apesar do processo de injeção parecer fácil, a pessoa que está envolvida nesse processo de produção de componentes plásticos sabe que é um processo bem complexo. A produção de peças moldadas por injeção de alta qualidade requer um mix complexo de temperatura, pressão, material, ajuste de tempo, ferramental e design da peça. Os projetistas que desenvolvem esses produtos precisam equilibrar todas as variáveis para produzi-las com a maior qualidade possível.

 

Algumas perguntas relacionadas à moldagem por injeção para os quais os projetistas e fabricantes precisam de resposta são:

  • Minha peça será preenchida? A geometria da peça atende à espessura da parede?

  • Qual é a pressão correta de gaxeta e o melhor material plástico para usar em uma peça específica?

  • Qual a temperatura ideal para o material, canais de resfriamento e molde?

 

Com as respostas, é preciso permitir que os designers, profissionais e os fabricantes de moldes colaborem de maneira eficiente em um ambiente de simulação virtual sem recorrer à prototipagem dos ciclos de molde e até os retrabalhos, onde esse processo é caro e demorado.

 

Modelagem plásticas com o SOLIDWORKS

 

O SOLIDWORKS Plastics fornece simulação de molde por injeção direta a projetistas de peças plásticas e moldes de injeção. A solução funciona diretamente no modelo 3D, o que evita problemas de conversão. Há recursos como a geração de malhas avançada que abrange geometrias de peças com paredes finas a peças bem sólidas e espessas.

O SOLIDWORKS Plastics usa um método de volume finito para simular o fluxo de fluido e a transferência de calor nos estágios de análise de enchimento, embalagem e resfriamento. Posteriormente, usando a análise de elementos finitos (FEA), analisa a deformação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma interface intuitiva o guiará passo a passo. Análise guiada, padrões inteligentes e processos automatizados garantem a configuração correta, mesmo que você raramente utilize ferramentas de simulação. O banco de dados de materiais do SOLIDWORKS Plastics contém milhares de plásticos comerciais e é totalmente personalizável.

 

São 3 pacotes do SOLIDWORKS Plastics:

 

O SOLIDWORKS Plastics Standard permite que os usuários determinem os locais adequados das portas, visualizem padrões de preenchimento, detectem atalhos além de outros problemas relacionados ao preenchimento.

 

O SOLIDWORKS Plastics Professional ajuda os projetistas de moldes a simular o balanceamento de preenchimento, embalagem e resfriamento de estágios e canais para um layout de molde familiar, além de reduzir o tempo de embalagem e resfriamento.

 

O SOLIDWORKS Plastics Premium pode simular todos os estágios da moldagem por injeção, incluindo a deformação quando a peça esfria à temperatura ambiente.

 

Para saber mais detalhes sobre o SOLIDWORKS Plastics, clique aqui.

 

Para saber também o que está incluso em cada pacote, veja a visão geral dos pacotes no mesmo link acima.

 

Gostaram do SOLIDWORKS Plastics e querem conhecer mais? Entre em contato com o time da 4i Engenharia para auxiliar você e sua empresa sobre esses multiprodutos!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque