Como o SolidWorks ajuda a desenvolver produtos de forma criativa e inovadora



Iniciar a produção de um novo produto, desde a sua fabricação, é um processo que exige bastante responsabilidade, e principalmente, criatividade e inovação em sua confecção.


Neste projeto, estão divididos diversos departamentos específicos que seguem todas as etapas até o fim de sua validação. Devido a grande concorrência e a necessidade de automatizar esse fluxo, as empresas buscam por soluções que tragam mais rapidez e qualidade em sua fabricação.


SolidWorks® Design to Manufacturing é uma solução que oferece integração em seu sistema para equipes que buscam desenvolver projetos de fabricação unindo todos os departamentos de forma única e prática.


O software traz maior flexibilidade para engenheiros e projetistas que buscam otimizar seus projetos com maior tranquilidade e fluidez, sem que exista a possibilidade de alterações indesejáveis, devida a fácil comunicação integrada de todos os departamentos envolvidos.


Veja a comparação entre um processo comum e um utilizando os recursos integrados do SolidWorks:

(Foto: SolidWorks/Reprodução)

Projete

Hoje, o SolidWorks Design to Manufacturing é utilizado por mais de 5,6 milhões de projetistas, engenheiros, gerentes e fabricantes em todo o mundo. Entre as suas funções para projeto podemos citar: criação de superfícies, edição direta, criação de desenhos 2D, engenharia reversa, projetos com grandes montagens, automação em API, integração com a biblioteca CAD, catálogos online, projetos para viabilidade de fabricação (DFM, Design for Manufacturability), entre outros.


Visualize

A função “Visualize” oferece um recurso de câmera no SolidWorks onde o usuário poderá criar imagens e animações em 3D com qualidade fotográfica. Esta função é fundamental para a tomada de decisões em questões estéticas para a confecção de um produto. Além disso, também é possível renderizar seus projetos e integrá-los a qualquer ferramenta do CAD.

Realidade Virtual e aumentada


Uma grande novidade é o SolidWorks Xtended Reality (XR), onde é possível exportar dados do CAD digitalmente em realidade virtual e aumentada. A funcionalidade traz uma experiência inovadora, melhorando as análises colaborativas do seu projeto.


Comunique

O recurso SolidWorks MBD (Model-based Definition) permite que os usuários transmitam seu projeto de forma detalhada à sua fabricação utilizando o seu modelo CAD 3D, sem a necessidade de desenhos 2D separados. A partir dele, serão definidas as informações de fabricação do produto (PMI, Product Manufacturing Information), assim como seus dados de modelo 3D.


O MBD traz maior produtividade para projetos, reduzindo custos, e focando na assertividade da fabricação. Nele é possível: Obter detalhes específicos de seu produto, personalizar os templates de saída 3D, integrar e compartilhar arquivos e dados, automatizar a programação do CAM a partir da leitura programática do PMI 3D.


Valide

A validação da fabricação de produtos pode ser feita utilizando a função de simulador virtual 3D no SolidWorks. O recurso facilita o processo de avaliação de desempenho de maneira eficaz e rápida, trazendo aplicações avançadas, trazendo maior segurança e confiança para engenheiros e projetistas testarem o produto final.


Custo

Uma ferramenta que se destaca é o SolidWorks Costing, onde nele é possível mensurar e estimar os custos gerais operacionais com materiais, gerando relatórios contábeis em questão de segundos. Bastante recomendado para o setor de BI e financeiro da empresa.


Inspecione

Com o SolidWorks Inspection, a criação de desenhos inspecionados pode ser automatizada, economizando tempo e reduzindo falhas na fabricação de projetos. Esta inspeção ajuda a agilizar o processo de confecção do produto aproveitando seus dados em 2D e 3D.


Crie

O SolidWorks Composer traz ao usuário a liberdade de redefinir diretamente os modelos 3D de projeto e fabricação, criando manuais técnicos para instrução na montagem destes produtos, onde o cliente poderá seguir suas etapas orientado por estas informações.


O Composer permite que a sua equipe de colaboradores criem e atualizem gráficos ativos de alta qualidade seguindo os tipos de documentação técnica como: instruções de montagem e instalação, manual do usuário, sistema de treinamento, listas e conteúdos interativos sobre peças e materiais.


Gerencie

Todos os processos presentes na fabricação podem ser gerenciados integrando as funções do SolidWorks aos setores de sua empresa. O gerenciamento de dados amplia a colaboração e inovação da equipe, trazendo resultados mais assertivos no desenvolvimento de projetos.


Quer trazer melhores resultados para seus projetos e uma nova experiência de software para seus colaboradores?


Entenda melhor como funciona o sistema 3D Experience integrado ao SolidWorks entrando em contato com um de nossos especialistas, e descubra esse novo mundo de possibilidades.






Posts Em Destaque