Como interpretar os resultados da minha simulação? - Aula Ao Vivo #03

Na última quinta-feira (16/07) realizamos a nossa live do SOLIDWORKS Simulation falando sobre: Como interpretar os resultados da minha Simulação? O software SOLIDWORKS Simulation vai te ajudar na realização da análise do seu projeto, mas é de fundamental importância que o engenheiro e/ou projetista consiga avaliar os resultados obtidos e, a partir deles, possa tomar ações no seu projeto (ou em uma nova simulação). Destacamos abaixo alguns dos principais pontos e ferramentas abordadas durante esta aula, para que você possa interpretar os resultados das suas simulações da forma mais assertiva: 1) Mitos do Método dos Elementos Finitos De acordo com Dr. Jeniffer Rowson da Universidade de Sheffield existem alguns mitos que estão envolvidos com o Método dos Elementos finitos (MEF). São eles: MEF é fácil x MEF é difícil. MEF é Fácil: muitos falam que “é fácil ter resposta do programa de elementos finitos!”. Porém, deve considerar algumas questões: Poucos problemas de engenharia nos apresentam as condições de contorno de forma óbvia (é necessário criar hipóteses em cima do que está acontecendo!), Os resultados precisam ser avaliados e interpretados (conhecimento de materiais e modo de falha destes é muito importante) (e isto não é tão fácil como muitos avaliam). MEF é Difícil: na verdade, a maior parte é trabalho duro e paciência. Entender o que está acontecendo, realizar algumas interações, observar alguns resultados, para ir aprimorando seu modelo e ter uma resposta é uma parte do trabalho que deve ser realizado. A interface hoje dos softwares estão cada vez mais amigáveis para criação dos modelos e análise, o que facilita também o uso do método e destes softwares. Uma afirmação que é muito coerente com o Método dos Elementos Finitos é: “Se você entra com bons dados, você sai com bons resultados!”. Assista abaixo sobre este tema:

2) Analisando os Resultados de Simulações MEF Para realizar a análise dos resultados, atente-se a 3 pontos: Construção do modelo matemático: Qual geometria você está importando? Ela realmente representa o modelo real? Possui simplificações? Relacionada com seu modelo CAD Construção do modelo de elementos finitos: etapa de discretização, onde pode gerar novos erros com uma definição errada do tipo de malha, tipo de elemento, razões de aspecto ruins, entre outras. Resolução do modelo: parte da solução! Pode ter erro de truncamento em uma análise complexa em que muitos cálculos estão sendo realizadas. Porém, esta parte é a que traz os menores erros, sendo geralmente desprezíveis. Assista abaixo sobre este tema:

3) Guia para Interpretar os Resultados no SOLIDWORKS Simulation - Parte 1 (Teórica) Os resultados vai depender do que você quer obter nas suas análises. Abaixo temos alguns exemplos: Simulações estruturais: interessado em verificar plotagem de deformação e distribuição de tensão para peça, pois estas vão ajudar a avaliar o resultado/problema que está se avaliando com o software. Simulações térmicas: interessado em verificar plotagem de temperatura e vetores de fluxo de calor. Estudos de frequência: interessado em verificar frequências naturais do modelo. Para isto, é necessário seguir os 5 passos a seguir: Verificar o resultado para o deslocamento Verificar a magnitude das tensões Verificar se as reações nos suportes estão balanceando as forças aplicadas Revisar e qualificar as suas hipóteses Verificar se a solução satisfaz o objetivo do projeto Assista abaixo sobre este tema:

4) Guia para Interpretar os Resultados no SOLIDWORKS Simulation - Parte 2 (Prática) Vamos então avaliar uma análise em um dispositivo que foi modelado. É necessário considerar algumas aplicações e seus resultados iniciais. Após algumas considerações, obteremos diferentes resultados, os quais vamos avaliar cada um deles. Assista abaixo sobre este tema:

O que achou do nosso conteúdo? Estamos toda semana criando novo conteúdo sobre o SOLIDWORKS Simulation. Inscreva-se no link abaixo e fique por dentro das novidades!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS