Como iniciar um projeto de fabricação de produto com o SolidWorks




O novo SolidWorks 2021 oferece um pacote de recursos avançados que contribuem para a produtividade de projetos de fabricação, tornando o processo de criação do produto muito mais prático e econômico.


O software também dispõe de diversas ferramentas de integração que otimizam a colaboração de equipes, unindo suas funcionalidades, evitando falhas e acelerando processos.


Hoje, falaremos um pouco destas funcionalidades que integram o SolidWorks 2021, e como elas ajudam equipes a criar produtos excepcionais.


Desenvolvimento


O CAD 3D é considerado um dos principais destaques entre os pacotes de desenvolvimento e criação de produtos da SolidWorks.


Nele, é possível gerenciar projetos 3D e fabricar produtos em um ambiente totalmente interativo e prático.


Além dos recursos avançados, o software oferece funcionalidade de peça, montagem e desenho 2D, incluindo ferramentas para confecção de chapa metálica, soldagens, moldes, DFM e CAM.


Ao utilizar o CAD 3D, você também pode deduzir a estimativa de custo de forma automatizada, além de mensurar e analisar recursos utilizados na colaboração de seu projeto. O sistema também conta com uma inédita e extensa biblioteca de peças e componentes de renderização fotorrealística ao dispor do usuário.


Gestão e Planejamento


Em um projeto, é de extrema importância possuir um banco de dados inteligente que esteja à disposição da equipe. O gerenciamento de informações do produto ajuda a otimizar a gestão organizacional dos projetos a partir da utilização da interface do Solidworks.


Com o SolidWorks PDM, o usuário garante uma experiência simplificada e prática, podendo armazenar, compartilhar e gerenciar todos os dados e componentes de seus projetos de forma rápida e segura entre a equipe.


Outra ferramenta bastante útil para a gestão de projetos é o SolidWorks Manage. Com ele você pode organizar as etapas, cronogramas e marcos de seu planejamento. Além de auxiliar nas tarefas da equipe, monitorando o seu desempenho e atuando no gerenciamento de alterações de engenharia (ECM).


A ferramenta também conta com o Vault Seguro, um recurso adicional que integra o seu ambiente de projetos 3D e componentes do SolidWorks, aumentando ainda mais o desempenho e a produtividade da sua equipe utilizando sistemas automatizados de controle de versão e revisão.


Inspeção e Apresentação


Os detalhes finais são os mais importantes para a apresentação do produto. O SolidWorks Inspection é a ferramenta ideal para automatizar os desenhos 2D e 3D de seus projetos gerando relatórios de primeiros artigos (FAI), sempre seguindo os padrões do setor específico (AS9102, PPAP, etc).


A ferramenta também conta com o sistema de reconhecimento de caracteres ópticos (OCR, OPTICAL CHARACTER RECOGNITION), ajudando a manter a qualidade na padronização de produto e facilitando ainda mais o seu lançamento.


Ao finalizar, você poderá apresentar os relatórios e templates 3D do seu produto utilizando o SolidWorks MBD (Model-Based-Definition).


Com ele você pode personalizar, compartilhar, imprimir e apresentar os seus desenhos e modelos de produtos 3D, trazendo maior definição e qualidade para o seu produto.


O SolidWorks MBD oferece uma melhor comunicação de engenharia 3D apontando as especificações 3D integradas com maior clareza, eliminando falhas de lançamento de mercado e reduzindo custos de serviços.


Quer trazer melhores resultados para seus projetos e uma nova experiência de software para seus colaboradores?


Entenda melhor como funciona o SolidWorks entrando em contato com um de nossos especialistas, e descubra esse novo mundo de possibilidades.


Posts Em Destaque