Como ativar e desativar licenças no SOLIDWORKS

March 4, 2020

Ao adquirir uma licença SOLIDWORKS, o usuário tem a permissão para instalar o software em um número ilimitado de máquinas. Entretanto, o número de máquinas que pode utilizar o software simultaneamente depende da quantidade de licenças adquiridas. Por exemplo, ao comprar 5 licenças, apenas 5 computadores podem abrir o programa ao mesmo tempo. Esse controle pode ser feito de duas formas:

 

1. Gerenciador de licenças

Ao adquirir uma licença Network, a empresa tem acesso a um gerenciador de licenças que é instalado no servidor e distribui a quantidade de licenças entre o computadores automaticamente. Ou seja, basta que um usuário feche o SOLIDWORKS para que uma licença seja disponibilizada no sistema para que outro usuário consiga usar.

 

 

Com o gerenciador é possível escolher o produto SOLIDWORKS e visualizar a lista de usuários com a ferramenta aberta no momento.

 

2. Ativação/Desativação manual

 

Licenças sem o gerenciador podem ter o seu uso controlado através da ativação. Ao abrir o programa pela primeira vez após instalar, um assistente de ativação é aberto para permitir que o usuário ative a licença e tenha acesso ao programa. Sem ativar, não é possível abrir o SOLIDWORKS. Entretanto, quando o usuário desejar alternar a máquina que vai usar a licença, ele terá a opção de desativá-la na máquina atual para então ativar na nova máquina. Segue abaixo tutorial guia para te ajudar a realizar esse procedimento.

 

 

Abra o SOLIDWORKS. Na aba "Ajuda", clique em "Ativar licenças" ou "Desativar licenças".

 

Escolha o produto que quer ativar/desativar. Depois, clique em "Avançar". (Certifique-se que está selecionado "Automaticamente pela internet").

 

O produto foi Ativado/Desativado.

 

Para ativar o produto que você desativou, basta executar o SOLIDWORKS que a janela de ativação será exibida novamente. Selecione "Quero ativar meu produto SW agora". Os próximos passos são iguais aos anteriores

Resumindo: Quando quiser utilizar o SOLIDWORKS em outra máquina, desative o SOLIDWORKS da máquina atualmente usada e ative-o na máquina desejada. Repita o procedimento para voltar a utilizar a máquina antiga.

 

Importante! Você não consegue ativar a mesma licença Individual do SOLIDWORKS em dois computadores. Portanto, caso você esqueça de desativá-lo na primeira máquina, você não vai conseguir ativar no computador da segunda, consequentemente, não vai conseguir utilizar o SOLIDWORKS nesse computador.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Como trabalhar em casa com o SOLIDWORKS

March 18, 2020

1/8
Please reload

Posts Recentes