Você está utilizando as ferramentas certas nos projetos de engenharia?

Novas tecnologias foram desenvolvidas para auxiliar os engenheiros e projetistas nos projetos de engenharia. Mas você está utilizando-as da forma correta e eficiente?

No post anterior, falamos sobre os softwares CAE e como eles podem auxiliar na análise e desenvolvimento de projetos de engenharia. E deixamos uma pergunta em aberto: quais os benefícios destas tecnologias para a sua empresa?



Para começar, é importante deixar claro que só o desenvolvimento de novas tecnologias não é o suficiente se a utilização não está sendo adequada, com os recursos mais indicados e as melhores práticas. Nos softwares CAE, alguns recursos são considerados vitais pelos profissionais da área. São eles: integração com ambiente de CAD, precisão, confiabilidade, facilidade de uso, velocidade do solver, custo, profundidade de recursos e reutilização de dados.


Se fizermos uma análise mais detalhada, a maioria dos pontos abordados não apresentam nenhuma surpresa. Por exemplo, se um projetista não confiar nos resultados da simulação, ele não continuará usando a ferramenta, assim como a facilidade de uso da solução CAE, para as análises de que necessita, é crucial para qualquer empresa que explore software de simulação.

Devemos lembrar que o foco principal dos engenheiros de projeto é realizar facilmente simulações realistas que preveem com confiabilidade o desempenho do produto. O insight que vem do software de simulação orienta os projetistas a tomar as decisões corretas sobre o produto ao longo do ciclo de desenvolvimento.



Um grande sucesso de um projeto depende da capacidade das empresas de equilibrar inovação, custo, tempo e qualidade durante o desenvolvimento do produto. Com cronogramas apertados, complexidade crescente e recursos de engenharia insuficientes, esse ato de equilíbrio pode ser uma tarefa assustadora. Efetivamente, isso exige que as organizações melhorem seu entendimento do comportamento do produto o mais rápido possível.


Por isso, as razões para recorrer à simulação virtual em software CAE são apresentadas a seguir:

  • A complexidade do produto cresce a cada dia e os métodos manuais não conseguem acompanhar esses novos produtos. À medida que a complexidade aumenta, aumenta também a dificuldade em prever seu comportamento. As estimativas aproximadas de cálculos manuais não devem ser consideradas quando há melhores alternativas disponíveis.


  • Há uma falta real de recursos entre os fabricantes, portanto, forneça ferramentas aos projetistas para maximizar seus esforços. Os recursos de desenvolvimento são limitados e sobrecarregados na maioria das empresas (uma questão que só vai piorar à medida que mais projetistas experientes se aproximam da aposentadoria). As melhores empresas do setor percebem que devem ser realizados esforços para tornar seus projetistas mais eficientes.


  • Os muitos benefícios da simulação virtual não podem ser negligenciados; cálculos manuais têm muitas limitações e não podem otimizar um projeto. Para ajudar os profissionais a atingir suas metas de produto, com menos protótipos, custo geral do projeto e tempo de desenvolvimento, é fundamental o uso de softwares CAE nos processos de desenvolvimento.


  • Uma plataforma de simulação precisa e confiável que se integra ao CAD é importante, mas você não pode ignorar a facilidade de utilizar estas ferramentas e soluções de engenharia do tipo CAE. Uma empresa que investe em uma solução que apenas especialistas em simulação podem navegar é uma empresa que pode ficar refém de profissionais altamente especializados (o que cada vez mais diminui no mercado). Na maioria das empresas, existe um atrito cultural a superar: a maioria dos engenheiros está apreensiva em abandonar suas ferramentas e processos atuais. Os não-especialistas vão rapidamente se frustrar e voltar aos métodos de simulação com os quais se sentem confortáveis. Isso amortecerá drasticamente o benefício geral que a simulação virtual traz para as empresas.


Confiar apenas em cálculos manuais e protótipos físicos não é mais uma abordagem de projeto viável. Os benefícios da simulação virtual superam em muito os dos métodos tradicionais de projeto.




Por isso, os softwares CAE devem ser utilizados para maximizar os resultados de desenvolvimento de produtos. As melhores empresas do setor passaram a contar com esse facilitador e, como resultado, lançam produtos de alta qualidade, com prazo e custo reduzidos.


Gostou do conteúdo? Dúvidas ou sugestão, entrem em contato!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS