SolidPlant 3D: tudo o que você precisa saber (Parte 1)

Conheça um pouco mais sobre este incrível software de engenharia para projetos de tubulação

O SolidPlant 3D é um software para projetos de plantas industriais e tubulações, voltado para a especificação real, que combina o sistema paramétrico intuitivo do SOLIDWORKS com um banco de dados sofisticado, para gerar todos os componentes do projeto. Este conceito permite liberdade e flexibilidade ilimitadas no projeto de tubulação.


Em conjunto com o SolidPlant P&ID (confira o post 7 ferramentas do SolidPlant P&ID que vão te ajudar), o SolidPlant 3D forma uma poderosa ferramenta para as empresas e indústrias que trabalham com projetos de tubulação.


Saiba nesse post (e na Parte), tudo o que você precisa saber para usar o SolidPlant 3D na sua empresa com todo o seu potencial!


1) SpecCreator (Criador de Spec)

O elemento mais importante de um software de projeto de plantas industriais e tubulação é como os modelos em 3D funcionam e interagem com o banco de dados. O engenheiro de tubulação não quer gastar muito tempo criando e gerenciando o banco de dados, pois preparar um banco de dados com uma enorme quantidade de dados, manualmente, exigirá muito esforço e disciplina para garantir que seja feito, desde o início, com o mais alto nível de precisão. Sendo assim, o SpecCreator da SolidPlant fornece uma ótima ferramenta para o engenheiro preparar os dados de tubulação com a maior facilidade possível, sem comprometer a precisão. A 4i Engenharia e a SolidPlant são fortes defensoras do conceito “Faça certo da primeira vez!”.

2) Catalog Import/Export (Importação/Exportação de Catálogo)

Criar um novo catálogo normalmente é uma tarefa bastante demorada. Com a ferramenta SpecCreator, é possível exportar qualquer um dos catálogos existentes, já disponíveis no sistema, para um formato Excel, por exemplo. Você pode editar ou modificar os dados e importá-los de volta para o sistema. Com o recurso Importar Catálogo, é possível importar o novo catálogo depois de ter sido preparado em um formato Excel (não importa o formato das colunas e dos nomes). O recurso permitirá que o usuário mapeie as colunas do novo catálogo para o formato correto, obtendo assim seu novo catálogo em poucos cliques.


3) Spec. Wizard

A ferramenta Spec. Wizard ajuda o usuário a criar especificações de tubulação para seus projetos com muita facilidade, sem cometer erros. A especificação pode então ser usada ou editada para atender às necessidades do projetista.

4) Project Based with P&ID Data Import (Projeto Baseado em Importação de Dados P&ID)

O SolidPlant é um sistema baseado em projetos que funciona perfeitamente com as especificações de tubulação. É utilizado o nome das TAG´s como um link para todo o projeto. Se você projetou seu P&ID usando o SolidPlant P&ID, o SolidPlant 3D sincronizará os dados automaticamente. Se você usar outro P&ID inteligente ou um programa de diagrama 2D existente, poderemos importar todos os TAG´s e dados da lista de tubulação, lista de equipamentos, lista de válvulas e lista de instrumentos dos arquivos exportados, usando o SolidPlant TAG Manager. Assim, você pode encontrar qualquer equipamento, válvula, instrumento ou tubulação com base no nome da TAG, rapidamente (crie os equipamentos 3D e tubulações sem ter que reinserir os dados! Isso diminuirá significativamente o erro de entrada de dados feitos manualmente). Para uma maior flexibilidade, você também pode criar novas TAG´s no SolidPlant para as mudanças comuns de projetos.

5) Structure Modeler Templates (Templates de Estruturas Modulares)

Modelar um elemento estrutural consume muito tempo e esforço. Pensando nisso, a SolidPlant preparou e disponibiliza uma biblioteca de modelos de escadas, corrimãos, treliças, plataformas, pontes, entre outros. Para inserir estes modelos, basta precisa inserir um valor para uma dimensão no campo de entrada e, em seguida, o SolidPlant gerará o modelo rapidamente.


Por ser um modelo do SOLIDWORKS, o usuário poderá alterar todas as dimensões como um modelo paramétrico ou abrir a janela de edição e editar a dimensão desejada. Esses modelos economizarão muito tempo, especialmente para o projetista de tubulação que precisa modelar esses tipos de estruturas apenas para referência.

6) Intelligent Pipe Supports (Suportes Inteligentes para Tubulação)


Com base na flexibilidade dos recursos de posicionamento do SOLIDWORKS em uma montagem, o SolidPlant oferece a maneira mais fácil de colocar suportes de tubulação. Os modelos de suporte de tubulação permitem que você coloque suportes e os edite com apenas alguns cliques. Suportes inclinados e parafusos em U de tamanho personalizado são algumas das opções do recurso de suporte do SolidPlant Pipe.


7) Bill of Material (Lista de Materiais)

Como o SolidPlant é um sistema orientado a especificações reais, todos os componentes são criados a partir do banco de dados. A lista de materiais que será gerada a partir do SolidPlant é precisa e confiável, podendo ser inserida as informações compeltas das estruturas, equipamentos e tubulação. É possível também exportar esses dados para um formato Excel, se necessário.


8) Equipment Creation Templates (Templates para Criação de Equipamentos)


O SolidPlant fornece modelos para criar vários tipos de equipamentos típicos, como tanques, vasos horizontais e verticais, trocadores de calor, bombas e torres. Com uma interface de usuário amigável de engenharia, ele ajudará você, por exemplo, a colocar ou adicionar qualquer tipo de bocal a qualquer parte ou área do equipamento. Se você tem outros departamentos envolvidos na criação de equipamentos para você, mas eles não estão familiarizados com o SOLIDWORKS, não há necessidade de se preocupar, pois o SolidPlant também permite importar modelos de equipamentos 3D de outros softwares CAD usando formatos padrão, como IGES, ACIS, Parasolid ou qualquer outro formato que o SOLIDWORKS possa ler e importar. O SolidPlant fornece uma ferramenta abrangente para atribuir coordenadas precisas de bocais, sendo este o requisito mais importante para realizar o roteamento de tubos de forma automática e precisa.


9) Duct and Cable Tray (Encaminhamento de Dutos e Cabos)


O recurso de dutos fornece dois métodos para modelar suas tubulações, encaminhamento de cabos ou outras tubulações não convencionais. Usando o método manual, você pode colocar os componentes um a um (sendo este um método muito fácil e direto e é apropriado para diversos projetos). Há também a possibilidade de você modelar seus sistemas de dutos usando um método de esboço 3D, para gerar todos os componentes automaticamente. Esses dois métodos permitem que você economize tempo ao criar seus modelos 3D.


E isto não é tudo! No próximo post vamos continuar mostrando um pouco mais sobre este incrível software de engenharia para projetos de tubulação.


Gostou do que apresentamos até agora do SolidPlant 3D? Ficou com alguma dúvida?


Entre em contato com nossos consultores!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS