SolidPlant 3D: tudo o que você precisa saber (Parte 2)

Conheça outras incríveis ferramentas e funcionalidades deste incrível software de engenharia para projetos de tubulação

No post anterior (SolidPlant 3D: tudo o que você precisa saber) apresentamos algumas funcionalidades e ferramentas que podem beneficiar sua empresa nos projetos de plantas industriais e tubulações.

Vamos dar continuidade a estas ferramentas, aprofundando um pouco mais sobre projetos de tubulação e utilidades.

Piping

1) Traditional Pipe Routing (Roteamento Tradicional de Tubulação)

Este método é uma combinação entre o método manual e as técnicas totalmente automáticas. As ferramentas que o SolidPlant 3D fornece, ajudará você a projetar um sistema de tubulação complexo, de forma fácil, eficiente e preciso.


2) Auto Routing (Roteamento Automático)

Esse método ajudará o projetista a criar o melhor caminho ou rota de tubulação com mais rapidez do que nunca. Com apenas 2 cliques, "do bocal" e "para o bocal", o sistema gerará automaticamente a rota de tubulação para você, com base no banco de dados da especificação da tubulação no sistema.


3) Smart Routing (Roteamento Inteligente)

Um recurso exclusivo chamado "Smart Routing" permite que você crie uma tubulação com incrível facilidade. Simplesmente clique com o botão direito na TAG no gerenciador de projetos do SolidPlant e selecione “SmartRoute”. Em seguida, o SolidPlant gerará a rota, conectando os bocais corretos, conforme definido nos dados importados do seu projeto de P&ID. Ele também mostrará a lista de válvulas para a rota com base nesses dados, permitindo que você facilmente arraste e solte as válvulas na tubulação e no local correto.


4) Smart Fitting (Montagem Inteligente)


O SolidPlant possui um recurso interessante chamado “Smart Fitting” que permite estender ou adicionar ramificações de tubos arrastando-as para qualquer ponto que você preferir. Esse recurso irá colocar automaticamente o acessório no tubo (se for um tubo de extensão, a conexão será alterada).


5) ISOGEN® included (ISOGEN incluído)

O SolidPlant incorporou esta ferramenta para gerar desenhos isométricos, o ISOGEN®. Agora é possível gerar desenhos isométricos a qualquer momento. Engenheiros, projetistas de tubulações e gestores de todo o mundo reconhecem esse formato, permitindo que você compartilhe seus projetos de tubulação com a certeza de que eles serão compreendidos.



6) Advanced Piping Features (Recursos Avançados de Tubulação)

Em sofisticados projetos de roteamento de tubos, são necessários recursos mais avançados para concluir um modelo 3D. O SolidPlant desenvolveu algumas ferramentas e recursos avançados que ajudarão o projetista durante o projeto de tubulações complexas com mais facilidade e precisão. Alguns desses recursos são: tubo com isolamento, ajuste de tubulação, localizador de TAG, entre outros.


Utilities

1) User Interface (Interface do Usuário)

O aspecto mais importante da interface do usuário é a necessidade de ajudar o usuário a trabalhar mais rápido, com menos erros. A interface do SolidPlant foi projetada com esse princípio, onde a interface e o fluxo de trabalho foram desenhados por projetistas de tubulação experientes, com o objetivo de proporcionar uma ótima experiência ao usar o SolidPlant 3D.

2) Floor/Elevation Arrangement (Arranjo de Piso/Elevação)

O recurso de elevação ajudará o projetista de plantas que não está familiarizado com os recursos de posicionamento no SOLIDWORKS a trabalhar com o que está familiarizado, como a elevação no eixo Z e os níveis definidos.

3) Walkthrough/Collision Detection (Detecção de Colisão e Caminhos/Rotas)

Com o recurso de caminhada do SOLIDWORKS , o usuário poderá fazer uma animação de vídeo ou uma demonstração em tempo real dentro da janela do SOLIWORKS. Você não precisa exportar para nenhum outro software para utilizar este recurso.

4) PCF, IFC Imports/Exports (Importação e Exportação PCF/IFC)

Com a capacidade do SOLIDWORKS de importar um arquivo IFC, você tem a vantagem de poder importar uma estrutura de um sistema CAD 3D Architect, como ArchiCAD, Bentley ou Revit, para ser usada no projeto da sua fábrica, sem precisar modelá-la novamente no SOLIDWORKS. Com essas estruturas colocadas em sua montagem de planta, seus projetos de tubulação podem, então, referenciá-los com precisão. O benefício da Importação de PCF do SolidPlant é a capacidade de usar projetos de tubulação existentes, que foram criados em um sistema que tem a capacidade de exportar arquivos PCF. Esse recurso ajudará o contratado a aceitar arquivos 3D de qualquer sistema e usar esses arquivos para trabalhar no SolidPlant e no SOLIDWORKS.


5) Workgroup (Grupos de Trabalho)


O SolidPlant fornece a capacidade e as ferramentas para trabalhar como um grupo de trabalho. Através de um plug-in para o SolidWorks PDM, é possível incorporar os dados das TAG´s e modelos. Com isto, funcionalidades à interface foram adicionadas, com base no número e na definição da TAG. Assim, você pode usar todos os benefícios do SolidWorks PDM, como multiusuários, check-in/check-out, pesquisa/visualização e design de fluxo de trabalho autorizado.


E aí, o que achou? O SolidPlant 3D pode te ajudar nos desafios que enfrenta atualmente?


Conte com o time da 4i Engenharia para auxiliar você e sua empresa na implementação do SolidPlant!


Entre em contato com nossos consultores!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS