Software CAM: o que é e quais são seus benefícios

A Manufatura Assistida por Computador (CAM) possibilitou uma verdadeira revolução nos processos de produção.


Em postagens anteriores, falamos um pouco sobre as tecnologias e softwares CAD (Desenho Assistido por Computador) e CAE (Engenharia Assistida por Computador), que são bastante utilizados atualmente por diversas empresas no mundo, nos mais variados setores.


Hoje, vamos falar um pouco sobre o software CAM, para entender melhor o que é possível fazer com ele e os benefícios de inseri-lo no seu processo de fabricação.


Os softwares do tipo CAM (do termo em inglês Computer Aided Manufacturing) têm o início da sua história na década de 50, a partir das máquinas de controle numérico (NC) desenvolvidas naquela época (que usavam instruções codificadas em papel perfurado para controlar os processos das máquinas). Posteriormente, foi desenvolvido o código G, utilizado para gerar coordenadas automáticas para fabricação das peças, permitindo um maior controle dos movimentos das máquinas (velocidade e caminho que deveriam seguir, por exemplo).

Com a evolução das tecnologias, surgiram as máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), podendo estas ser programadas de forma manual (escrevendo o código para a máquina) ou automatizada (a partir de um programa CAM), facilitando processo de programação destas.


Assim, com o objetivo de acelerar o processo de produção e possuir, cada vez mais, produtos com maior precisão e qualidade, a tecnologia foi sendo desenvolvida até chegar as que temos atualmente.

Mas e como é utilizada atualmente a tecnologia CAM?

A partir dos projetos em CAD (que falamos anteriormente) ou de referências geométricas das peças disponível em um computador, o software gera os caminhos que as ferramentas de corte devem seguir, para realizar as etapas do processo de fabricação da forma mais adequada, através das melhores práticas (movimento da ferramenta, movimento dos eixos das máquinas, uso dos fluidos refrigerantes, etc).



Logo após, é criado através de pós-processadores, os comandos e coordenadas que a máquina seguirá, os quais serão enviados para a máquina CNC (Controle Numérico Computadorizado). Algumas das máquinas que podem usufruir dos benefícios do CAM são fresadoras, tornos, eletro erosão, máquina de corte a laser, entre inúmeras outras.


Com o aprimoramento das tecnologias CAM (e em paralelo com a evolução do CAD e CAE), é possível realizar atividades integradas entre estas tecnologias, permitindo redução das despesas e aceleração dos processos de fabricação, além de um maior controle sobre os processos.



Outros benefícios dos softwares CAM? Maior qualidade final das peças, eliminação de esforços desnecessário, iterações pré-produção, maior colaboração entre equipe de projeto e produção, melhor controle das alterações de projeto, produção mais eficiente, simulação da usinagem ou processo de fabricação utilizado (com intuito de verificar se há problemas no programa que foi gerado ou interferências), entre inúmeras outras.


Desta forma, é claro que a integração das soluções de CAD, CAM e até mesmo CAE permite superar problemas de comunicação entre setor de projetos e fabricação (gerando oportunidade para cooperação e colaboração eficiente e eficaz) e, à medida que as tecnologias se tornam mais intuitivas, mais avançados serão os projetos de engenharia.



Gostou do conteúdo? Dúvidas ou sugestão, entrem em contato!



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS