Projeto Elétrico e Mecânico trabalhando em conjunto no SOLIDWORKS

September 1, 2017

Muitas vezes, encontramos usuários surpresos com a forma como a solução completa do SOLIDWORKS. A integração do projeto mecânico e elétrico requer mudança de práticas em algumas práticas comuns de projetos. A possibilidade de colaboração e trabalho em conjunto do SOLIDWORKS Electrical e SOLIDWORKS Mechanical requer apenas algumas configurações iniciais para o correto andamento do projeto. Listamos os 4 itens mais importantes dessas configurações iniciais:

 

 

SÍMBOLO

   O símbolo deve ser definido com os circuitos certos, como você imaginaria que isso funcionasse. Por exemplo, se você estivesse trabalhando com um símbolo de bobina, você selecionaria a opção de um relé para o circuito necessário.

 

COMPONENTE

   Um componente pode consistir em múltiplos símbolos, definindo assim uma marca de um dispositivo exclusivo para os símbolos agrupados. O componente deve ter parte do fabricante informado, para garantir que o circuito do símbolo esteja sempre associado ao fabricante. O projetista pode adicionar quantas partes ou símbolos desejar a um componente, desde que o componente físico realmente tenha esses circuitos.

 

MANUFATURA

   A parte do fabricante deve ter as informações do circuito e do terminal definidas corretamente. Assim, quando for adicionado a um componente, é fácil identificar o mapeamento de circuitos dentro do símbolo esquemático e modelo 3D.

 

MODELO 3D

   O modelo deve percorrer o assistente de componentes elétricos no SOLIDWORKS e os complementos elétricos (add-in). As faces dos componentes devem ser definidos corretamente e as superfícies das uniões devem ser configuradas juntamente com os pontos de roteamento. Isso garantirá que o modelo funcione de forma eficiente em termos de identificação de superfícies de acoplamento, inserção de componentes e planejamento da rota.

 

 


   Seguir estas orientações ajudará a criar uma experiência de colaboração perfeita e sem problemas:

  • Uma marca de componente pode ter várias peças de fabricação e vários símbolos;

  • Cada peça de fabricação pode ter vários circuitos;

  • Cada componente ou marca de um componente só será vinculado a um modelo físico 3D;

  • Múltiplos símbolos podem constituir um componente;

  • Múltiplos componentes ou marcas de componentes não podem ser interligados.

 

 

Mais informações ou dúvidas entre em contato!

 

 

Acesse www.4ieng.com.br/solidworks ou ligue para +55 71 3104-2277.

 

 

4i Engenharia - Revenda Oficial do SolidWorks 

 

 

Texto extraído do blog da Javelin-Tech (http://www.javelin-tech.com/blog/2017/04/solidworks-electrical-collaboration/), revenda oficial SOLIDWORKS na América do Norte.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que há de novo no SOLIDWORKS PDM 2020?

January 15, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes