Migração de projetos de engenharia de software CAD 2D para 3D (Parte 3)

Na última postagem da série "Migração de projetos de engenharia de software CAD 2D para 3D" vamos falar como o software de engenharia SOLIDWORKS pode auxiliar na migração do CAD 2D para o 3D!



COM A SOLIDWORKS, A MIGRAÇÃO PARA A TECNOLOGIA 3D É RÁPIDA, FÁCIL E PRODUTIVA


A migração da tecnologia 2D para a tecnologia 3D proporciona ganhos de produtividade, mas nem todos os sistemas CAD 3D são criados da mesma forma, e alguns programas de software desse tipo proporcionam mais benefícios do que outros. Como pioneiro em tecnologia 3D para plataformas baseadas em Microsoft Windows®, o software de projeto SOLIDWORKS proporciona a melhor forma de migração, além de interface intuitiva, diversas funcionalidades, plataforma de produtos integrada e interface de programação de aplicativos (API, Applications Programming Interface), que viabilizam o máximo de melhorias possível para a produtividade confiável na indústria. Com o SOLIDWORKS, é possível executar tarefas inviáveis com a tecnologia 2D e muito mais.



Tarefas que o SOLIDWORKS viabiliza

  • Acelerar as aprovações — o SOLIDWORKS proporciona flexibilidade para a escolha de opções de visualização de projetos e comunicação, que ajudam a acelerar a obtenção de aprovações da gerência e/ou dos clientes. Com a criação de animações em 3D para demonstrar o movimento, a renderização fotorrealista para ilustrar a concepção estética ou o uso do SOLIDWORKS eDrawings para transmitir informações técnicas, o SOLIDWORKS viabiliza a comunicação em 3D da forma mais adequada e conveniente possível.

  • Fazer alterações rápidas e fáceis a projetos — é muito simples fazer alterações aos projetos com o SOLIDWORKS. Como o software baseia-se em associatividade bidirecional paramétrica, todas as alterações feitas a uma peça propagam-se automaticamente a toda a montagem. Em outras palavras, quando você faz uma mudança, o software atualiza automaticamente todos os parâmetros associados, o que acelera as mudanças nos projetos, reduz o risco de erros e elimina as atualizações manuais em 2D.

  • Ver a movimentação de um projeto — ver a movimentação dos componentes de uma montagem e a interação entre eles é a melhor forma de verificar interferências e choques entre as peças. Com o SOLIDWORKS, você pode mover as montagens com dinamismo e verificar automaticamente se há interferências entre as peças de montagens estáticas. Nos dois casos, o SOLIDWORKS destaca as áreas onde há interferência para que seja possível corrigi-las, e uma funcionalidade semelhante ajuda a localizar orifícios desalinhados.

  • Criar animações e renderizações fotorrealistas — com o SOLIDWORKS e seu mecanismo de renderização, o PhotoView 360, é possível criar animações em 3D ou imagens fotorrealistas de conceitos de projetos com rapidez e facilidade. Você pode usar qualquer método para demonstrar o funcionamento do conceito para clientes, parceiros ou gestores, além de fornecer suporte às necessidades de vendas e marketing.

  • Validar e otimizar o desempenho — além de possibilitar análises de elementos finitos (FEA, Finite Element Analysis) em modelos para simular o desempenho do projeto, o SOLIDWORKS também permite realizar simulações em seu sistema de projeto com as ferramentas de análise integradas mais completas e avançadas do mercado. Você pode usar esses recursos para prever o impacto das forças relacionadas a movimento, estresse, deformação, vibração, temperatura ou fluxo de fluido, e para validar e otimizar o desempenho do projeto.

  • Reutilizar projetos, componentes e montagens — o SOLIDWORKS facilita a reutilização de projetos de componentes e montagens. Para ajustar projetos existentes, basta clicar na peça e alterar a dimensão desejada. Todas as demais dimensões da peça em questão serão redimensionadas automaticamente. Você também pode usar tabelas de projeto para criar diversas configurações com base em um design existente.

  • Colaborar com eficiência — com o SOLIDWORKS, é possível colaborar com eficiência com qualquer pessoa, mesmo que elas não tenham conhecimento técnico quanto ao projeto. Com a melhoria na visualização, é possível compreender melhor o processo, o que permite aproveitar a experiência do pessoal de vendas e de atendimento em campo nos projetos. Os engenheiros que trabalham juntos podem girar, inclinar, aumentar ou reduzir o zoom, medir e executar outras tarefas para verificar o modelo do SOLIDWORKS por completo e, assim, podem fornecer insights e feedback sobre os projetos.

  • Produzir propostas de destaque — a inclusão de animações do SOLIDWORKS 3D e/ou de imagens realistas substituirá a seriedade das respostas às solicitações de orçamento (RFQ, Requests For Quote) por propostas surpreendentes, atrativas, coloridas e contextualizadas. O SOLIDWORKS fará as suas propostas se destacarem das propostas da concorrência ao mostrar que você utiliza as ferramentas mais modernas de visualização e projetos 3D e aproveitará essas funcionalidades para realizar a tarefa em questão.

  • Levar os projetos direto para a fabricação — o SOLIDWORKS permite levar os projetos liberados diretamente para a fabricação. Como o SOLIDWORKS serve de mecanismo geométrico front-end para os principais pacotes CAM, o software simplifica ainda mais a configuração da fabricação, com a possibilidade de associar por completo o modelo usinado e todas as possíveis modificações à capacidade de fabricação, com o modelo do projeto.

  • Aproveitar a impressão 3D para realizar a prototipagem com rapidez — com o SOLIDWORKS, a impressão de modelos 3D é tão fácil como imprimir documentos em uma impressora comum. Você pode usar os arquivos CAD do SOLIDWORKS para "imprimir" modelos, amostras ou protótipos, com rapidez, em qualquer uma das marcas de impressoras 3D. Além de reduzir os custos de prototipagem, a impressão 3D leva o modelo físico dos projetos para as suas mãos com mais rapidez, o que permite reduzir ainda mais o ciclo dos projetos.


Comunidade SOLIDWORKS ajuda na transição rápida para a tecnologia 3D


O SOLIDWORKS facilita a transição da tecnologia 2D para a tecnologia 3D devido à facilidade de uso, aprendizagem e implementação, além de também fornecer as mais avançadas funcionalidades de projetos e modelagem. Diversos cursos de projeto e diversas faculdades de engenharia do mundo ensinam seus alunos a usar esse software, o que ajuda a inseri-los em um grupo de talentos treinados e dinâmicos. O SOLIDWORKS provavelmente conta com a comunidade de profissionais e base de usuários mais envolvida, apaixonada e dinâmica entre os fornecedores de CAD 3D.


Além das excelentes opções de treinamento disponibilizadas por meio da rede mundial experiente e instruída de revendas do SOLIDWORKS, os novos usuários têm acesso a uma infinidade de recursos desenvolvidos pela Dassault Systèmes SolidWorks Corporation e por sua animada comunidade de usuários. Você pode acessar um conjunto completo de tutoriais e exercícios on-line que foram criados para ajudá-lo a aprender a usar o software. Além disso, os grupos e os usuários contribuem com diversos materiais instrutivos, disponibilizados na forma de dicas e truques nas publicações do blog e em vídeos instrutivos publicados no YouTube.



Acesso às ferramentas integradas do SOLIDWORKS e acesso gratuito ao DraftSight 2D



Após a transição bem-sucedida do modelo 2D para o SOLIDWORKS 3D, você pode utilizar uma série de soluções de desenvolvimento de produtos totalmente integrados para adaptar a implementação do SOLIDWORKS às suas necessidades exclusivas e maximizar os benefícios da migração para a tecnologia 3D. Você pode acessar informações detalhadas sobre funcionalidades e produtos específicos pelos links abaixo:




TRANSIÇÃO BEM-SUCEDIDA PARA A TECNOLOGIA 3D COM O SOLIDWORKS


Sua empresa pode obter ganhos consideráveis em produtividade e eficiência com a migração tranquila da tecnologia 2D para a tecnologia 3D, com o software de projetos SOLIDWORKS. Junte-se aos muitos fabricantes bem-sucedidos que têm aproveitado os benefícios competitivos de ser capaz de conceber, projetar e fabricar, com êxito e mais rapidez, produtos novos e inovadores, através da migração da tecnologia 2D para a plataforma de desenvolvimento 3D SOLIDWORKS.




Com a atualização para o SOLIDWORKS, você pode economizar tempo, custo e materiais, melhorar os fluxos de trabalho, os processos e a qualidade do produto, e promover mais criatividade, inspiração e inovação. A concepção de produtos no SOLIDWORKS é mais rápida e mais precisa, além de viabilizar processos que não são possíveis com a tecnologia 2D para melhorar o posicionamento competitivo da sua empresa e o seu próprio desempenho no trabalho. O SOLIDWORKS permite trabalhar de forma mais inteligente, o que aumenta as suas contribuições para o sucesso comercial da sua empresa. A migração para o SOLIDWORKS 3D é mais fácil e mais produtiva do que você pode imaginar.



Venha conferir também um infográfico que preparamos para você com os:

5 Benefícios do CAD 3D para Engenheiros!


Para saber mais sobre como o SOLIDWORKS pode ajudar na transição de projetos 2D para 3D, acesse www.4ieng.com.br/solidworks ou ligue para +55 71 3104-2277.


Mais informações ou dúvidas entre em contato!




4i Engenharia - Revenda Oficial do SolidWorks



Texto extraído do documento "Atualização de 2D para 3D contribui para o seu sucesso e o da sua empresa", desenvolvido pela Dassault Systemes SolidWorks e disponibilizado para os VARs da SolidWorks.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS