ISO 50001: Aumentando a Eficiência Energética nas Empresas!


Quando se fala de normas da ISO (International Organization for Standardization), lembramos quase que instantaneamente das famosas ISO 9001 e ISO 14001. Estas são as normas com maior aplicação mundial e que permitem ganhos (econômicos, sociais e ambientais) para as empresas que as implementam. Entretanto, existem inúmeras outras normatizações criadas por essa organização internacional e que também podem impactar nos negócios.


Uma das mais recentes normatizações lançada mundialmente é a ISO 50001. Muitas empresas e até especialistas da área de eficiência energética a desconhecem, mas ela pode ser um importante diferencial para empresas dos mais diversos portes.


A ISO 50001 (Sistemas de Gestão da Energia – Requisitos com Orientações para Uso) oferece às organizações os requisitos para Sistemas de Gestão da Energia (SGE). Através dela, indústrias, instalações comerciais e empresas dos mais diversos segmentos serão capazes de gerir a sua energia de forma econômica e ambientalmente sustentável. A própria norma estima que sua aplicação poderá influenciar até 60% do uso de energia do mundo.


Por que implantar a ISO 50001 no meu negócio?


Sabemos que a energia é fundamental para a operação de todos os negócios, possuindo um custo considerável no orçamento empresarial. Além disso, custos ambientais e sociais também existem, pois a falta de uma gestão energética contribui para problemas associados às mudanças climáticas.


Assim, melhorar o desempenho energético de uma empresa é a principal característica da ISO 50001. Os benefícios gerados com a sua implementação possibilitam a maximização do uso de suas fontes de energia e dos bens relacionados a ela, proporcionando redução nos custos e mitigação dos efeitos mundiais do uso de energia sem gerenciamento.


O que a ISO 50001 busca é: fornecer estratégias de gestão para aumentar a eficiência energética, reduzir custos e melhorar o desempenho energético. Em resumo, a norma destina-se a:

  • Auxiliar as organizações a fazer um melhor uso de seus bens de consumo de energia;

  • Criar transparência e facilitar a comunicação na gestão de recursos energéticos;

  • Promover as melhores práticas de gestão de energia e reforçar os bons comportamentos de gestão de energia;

  • Auxiliar as organizações na avaliação e priorização da implementação de tecnologias eficazes de energia;

  • Fornecer uma estrutura para promover a eficiência energética em toda a cadeia de fornecimento;

  • Facilitar a melhoria da gestão da energia para projetos de emissão de gases do efeito estufa;

  • Permitir a integração com outros sistemas de gestão organizacional, tais como ambiental, de saúde e segurança.


Semelhante à ISO 9001 e 14001, a ISO 50001 é baseada no modelo do sistema de gestão ISO, familiar às organizações em todo o mundo. O Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é o principal processo a ser executado, visando à melhoria contínua. E o melhor, a ISO 50001 pode ser implementada integrada às outras normas de sistemas de gestão.


A ISO 50001 foi solicitada pela Organização para o Desenvolvimento Industrial das Nações Unidas (UNIDO), buscando o desenvolvimento de uma norma internacional de gestão de energia. Membros da ANSI (American National Standards Institute) e ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) lideraram o comitê de projeto da norma.


Maiores informações podem ser encontradas no site da ISO. Clique aqui para ser redirecionado!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS