Entrando na Era da Indústria 4.0 (ou 4ª Revolução Industrial)

February 1, 2018

Com a 4ª Revolução Industrial (conhecida também como Indústria 4.0) e com a evolução a serviço da indústria, também se criaram sistemas de produção inteligentes, o que envolve a união de tecnologias físicas e digitais e a integração de todas as etapas do desenvolvimento de um produto ou processo, o que traz como grande impacto positivo mais eficiência e aumento da produtividade.

 

  

   Os sistemas ciberfísicos, que combinam máquinas com processos digitais, são capazes de tomar decisões descentralizadas e de cooperar - entre eles e com humanos - mediante a internet das coisas. O que vem por aí, dizem os teóricos, é uma "fábrica inteligente". Verdadeiramente inteligente.

 

  O princípio básico é que as empresas poderão criar redes inteligentes que poderão controlar a si mesmas. Os números econômicos são impactantes: segundo calculou a consultora Accenture em 2015, uma versão em escala industrial dessa revolução poderia agregar 14,2 bilhões de dólares à economia mundial nos próximos 15 anos. No Fórum Mundial de Davos, em janeiro de 2015, houve uma antecipação do que os acadêmicos mais entusiastas têm na cabeça quando falam de Revolução 4.0: nanotecnologias, neurotecnologias, robôs, inteligência artificial, biotecnologia, sistemas de armazenamento de energia, drones e impressoras 3D.

 

   Além disso, a famosa sigla IoT (Internet das Coisas), consiste na conexão entre rede de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos embarcados permitindo a coleta e troca de informações. Na indústria de produtos e serviços, a IoT representa diversas tecnologias que anteriormente não estavam conectadas e que agora estão interligadas por meio de uma rede baseada em IP.

 

 

 

   Com uma equipe capacitada em centros tecnológicos localizados ao redor do mundo, a 4i Engenharia traz para o mercado nacional um conjunto de soluções que permitem atingir os resultados encontrados por empresas referências em seus segmentos mundialmente.

 

 

Dúvidas? Estamos à disposição:

(71) 3104-2277

 

contato@4ieng.com.br

 

 

 

4i Engenharia - Revenda Oficial do SolidWorks 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que há de novo no SOLIDWORKS PDM 2020?

January 15, 2020

1/7
Please reload

Posts Recentes