Como realizar projeto eficiente para a indústria de petróleo e gás

July 18, 2017

O software CAD da SolidWorks fornece uma solução de desenvolvimento de produtos 3D completa para atender às necessidades da indústria de petróleo e gás atual, em rápida evolução. Com o SolidWorks, os engenheiros podem usar os dados de projeto 3D de maneira mais eficiente em cada estágio do processo de desenvolvimento, proporcionando ganhos de produtividade e custos reduzidos em todas as áreas.

 

   Do projeto conceitual e da seleção de componentes até a validação do projeto e a produção, o software SolidWorks fornece as ferramentas integradas de que os engenheiros do setor de petróleo e gás necessitam para acelerar o tempo de colocação no mercado, controlar os custos de desenvolvimento, melhorar a qualidade e a inovação de produtos, e enfrentar a concorrência com êxito.

 

 

 

Introdução

 

   Atender às necessidades dos fabricantes da indústria de petróleo e gás nas áreas de desenvolvimento de produtos, projeto de equipamentos e engenharia de sistemas dos fabricantes envolve desafios diferentes no mercado global de energia dos dias de hoje, sempre em evolução e cada vez mais diversificado. Uma variedade de fatores, como o custo mais elevado da energia, a maior concentração nas questões ambientais e de segurança e a viabilidade crescente de novas fontes de energia, foram combinados para criar um novo conjunto de pressões competitivas sobre os projetistas e engenheiros que desenvolvem equipamentos e sistemas para petróleo e gás.

 

   Independentemente da empresa fabricar produtos ou sistemas que apoiem processos de exploração, perfuração, distribuição, transporte, refinamento ou fabricação, ou o desenvolvimento de tecnologias alternativas ou de biocombustíveis, competir de maneira bem-sucedida na indústria de petróleo e gás acarreta novas necessidades em termos de desenvolvimento, engenharia e projeto de produtos. Como resultado, os engenheiros do setor de petróleo e gás atualmente devem desenvolver produtos e sistemas mais complexos de maneira mais rápida, econômica e com níveis mais altos de colaboração. Eles não só precisam concluir projetos com mais complexidade dentro do prazo e do orçamento, como também proporcionar melhorias em termos de qualidade e inovação. Além de diminuir o tempo para comercialização dos produtos no mercado, alguns engenheiros do setor de petróleo e gás devem reduzir o tempo necessário para desenvolver propostas e, ao mesmo tempo, garantir que os conceitos de projeto propostos sejam os mais completos possíveis.

 

   No ambiente de petróleo e gás atual, cada vez mais competitivo e em constante mudança, as ferramentas de projeto 2D não representam mais uma opção viável devido às limitações em utilizar dados de projeto de maneira eficiente para atender a várias necessidades práticas. Com o software CAD da SolidWorks, os engenheiros estão prontos para enfrentar os desafios que surgem em cada estágio do processo de desenvolvimento: do desenvolvimento conceitual e da proposta até a validação, a produção e a implementação. As técnicas de projeto 3D permitem que você use o mesmo modelo para o desenvolvimento do conceito do projeto; para automação, simulação e comunicação do projeto; para o desenvolvimento de protótipos e para a fabricação de produtos.

 

 

 

   Ao fornecer ferramentas mais eficientes para gerenciamento de dados de projeto, geração automática de desenhos e produção de documentação, o software SolidWorks aumenta a eficácia e melhora a produtividade. Ao contrário das ferramentas de projeto 2D, que são lentas, trabalhosas e ineficazes, as ferramentas de projeto 3D oferecem uma grande quantidade de recursos. Com elas você pode facilmente reduzir os ciclos e os custos de desenvolvimento, criar produtos mais inovadores e melhorar a qualidade do produto – tudo isso de uma vez só.

 

   O software SolidWorks permite que você acelere o desenvolvimento usando o projeto modular e a pré-fabricação de sistemas, assim como os conceitos de reutilização, automação e configuração de projetos. Como as ferramentas de projeto 3D facilitam muito o uso de componentes padronizados, você pode fazer o download e importar modelos precisos de componentes e submontagens do SolidWorks no site www.3DContentCentral.com e por meio de outras fontes.

 

   Recursos especializados, como projetos de soldagem, projetos de sistemas de tubulação e desenvolvimento de grandes montagens, aumentam a eficiência dos projetos, enquanto a análise integrada do SolidWorks Simulation e do SolidWorks Motion oferecem suporte para a validação e a simulação de projetos. Dessa forma, você pode refinar seus projetos, identificar erros potenciais e resolver os problemas antes de construir um único protótipo. Com o software SolidWorks PDM integrado, você pode gerenciar os dados de projeto de forma simples, eficaz e satisfazer as necessidades de documentação. Além disso, as ferramentas de comunicação do SolidWorks, como o software SolidWorks eDrawings,  garantem uma colaboração eficaz e dinâmica com seus usuários e clientes, atuais e futuros.

 

 

Acelerar o projeto conceitual e o desenvolvimento da proposta

 

   Para competir de maneira bem-sucedida na indústria de petróleo e gás atual, as empresas devem incorporar agilidade, flexibilidade e automação em seus projetos conceituais. Independentemente de sua empresa estar elaborando uma proposta para determinada oportunidade, como uma plataforma de perfuração marítima, a atualização de uma refinaria ou uma usina para processamento de etanol, ou então realizando o desenvolvimento de produtos de uso mais generalizado, como ferramentas de perfuração, válvulas, compressores, bombas ou sistemas em plataformas estruturadas, a capacidade de acelerar o projeto conceitual e o desenvolvimento da proposta é vital para o seu sucesso.

 

   Para superar as pressões de tempo impostas pela concorrência, os engenheiros devem ser capazes de automatizar o desenvolvimento do conceito encontrando, reutilizando e reconfigurando projetos existentes, bem como trabalhando, colaborando e se comunicando de forma mais eficaz com os parceiros estratégicos. O software CAD da SolidWorks fornece os recursos de gerenciamento de dados do produto (PDM), edição, esboço, modelagem e configuração de projeto 2D necessários para acessar, reconfigurar, modelar e produzir projetos de qualidade dentro de um período significativamente menor.

 

   Com o SolidWorks PDM e as ferramentas de configuração de projeto SolidWorks, você pode rapidamente localizar e modificar projetos anteriores para satisfazer novas necessidades. Você pode facilmente alterar capacidades, comprimentos e conexões rosqueadas, por exemplo, para produzir automaticamente novos conceitos de projeto a partir de projetos existentes.

 

 

 

Projetos de soldagens, tubulações e grandes montagens

 

  Os engenheiros que projetam produtos e sistemas para exploração, distribuição, transporte, refinamento e produção de petróleo e gás dependem muito de recursos de projeto especializados. Embora empreguem uma ampla variedade de recursos de CAD 3D, os projetistas de equipamentos de petróleo e gás se beneficiam especialmente das robustas ferramentas para o desenvolvimento de grandes montagens, estruturas soldadas e sistemas de tubulações. O processo de localizar, extrair, transportar, refinar e distribuir petróleo e gás normalmente requer o desenvolvimento de componentes e sistemas que possam se beneficiar da utilização de ferramentas de projeto especializadas para sistemas de soldagem, tubulações e grandes montagens.

 

   O software CAD da SolidWorks permite modelar, visualizar e avaliar o projeto de grandes montagens, que frequentemente contém milhares de componentes individuais e submontagens. Além de visualizar os componentes como peças únicas ou no contexto de uma montagem, é possível ajustar a transparência do componente e usar ferramentas de corte para revelar os trabalhos internos de projetos que você antes não podia ver. Com as ferramentas de detecção de colisão de grandes montagens do SolidWorks, você pode verificar a interferência nos estágios iniciais do desenvolvimento do projeto, quando os problemas são fáceis de reparar, em vez de descobrir os erros mais tarde no ciclo de projeto quando eles são mais caros e levam mais tempo para serem resolvidos.

 

   O uso do software CAD da SolidWorks para criar soldagens poupa tempo e elimina muitas suposições feitas no projeto de montagens de armações estruturais e placas. A capacidade de varrer um perfil de soldagem ao longo de uma linha de esboço e depois gerar listas de corte dos segmentos necessários permite que você melhore a qualidade dos seus projetos, a integridade das listas de materiais (BOMs) e a precisão das estimativas de custos.

 

  Em muitas áreas da indústria de petróleo e gás, as empresas normalmente têm necessidades de projetos de sistemas de tubulações. O software SolidWorks Routing simplifica os projetos de sistemas de tubulações rígidas e flexíveis, de segmentos de conduítes, cabos e chicotes elétricos. Essa ferramenta permite a você poupar um tempo significativo ao projetar tubulações para o processamento e a distribuição de petróleo e gás, ou ao desenvolver máquinas e equipamentos em geral que utilizam subsistemas pneumáticos, hidráulicos ou elétricos.

 

 

 

 

Análise, simulação e validação de projeto integradas

 

   Desenvolver equipamentos confiáveis para o setor de petróleo e gás tornou-se cada vez mais importante não apenas por causa dos custos altos de energia, mas também devido ao maior investimento necessário para encontrar e explorar novos campos. Isso normalmente envolve métodos mais complexos e mais riscos. O SolidWorks pode ajudar a garantir que os projetos atendam aos requisitos ambientais e de confiabilidade.

 

   As empresas do setor de petróleo e gás simplesmente não têm tempo para conduzir rotinas de prototipagem e testes longas, demoradas e de alto custo para validar o desempenho dos projetos. Como os aplicativos de análise de projeto SolidWorks Simulation e SolidWorks Motion fazem parte do SolidWorks, os engenheiros podem modelar e validar precisamente a carga e o desempenho cinemático de equipamentos e componentes, reduzindo o número de protótipos e de testes destrutivos.

 

   O software SolidWorks Simulation permite aos engenheiros do setor de petróleo e gás validar o desempenho de estruturas, desde componentes individuais até grandes plataformas marítimas. Você pode facilmente aplicar uma ampla variedade de cargas, reduzindo drasticamente o potencial de falhas em campo e minimizando – ou até mesmo eliminando – os custos e as demoras com prototipagem e testes.

 

   O software SolidWorks Motion permite que você obtenha benefícios similares realizando análise de resposta cinemática e dinâmica em montagens e mecanismos em movimento. Esse recurso é particularmente útil em montagens como guindastes e equipamentos para manuseio de tubulação de perfuração, que devem operar em espaços limitados no mar. O SolidWorks Motion pode ajudar os engenheiros em tarefas que variam desde o dimensionamento de motores e atuadores até a determinação do consumo de energia, o desenvolvimento de cames e a melhora do desempenho de acionadores de engrenagem.

 

   Equipadas com essas poderosas ferramentas de análise, simulação e validação de projetos, as empresas de equipamentos para o setor de petróleo e gás podem garantir a qualidade e a confiabilidade dos seus produtos no início do processo de projeto. Em vez de descobrir modificações de projeto necessárias e de custos elevados no campo, as empresas podem poupar tempo e dinheiro identificando e resolvendo os problemas de projeto antes mesmo de construírem um protótipo.

 

 

 

Gerenciar, documentar e comunicar dados de projeto

 

   No mercado atual de energia em processo de constante evolução, a capacidade de uma empresa de responder às demandas de forma rápida e eficaz depende de até que ponto ela consegue organizar, gerenciar e comunicar seus dados internos de projeto e o seu conhecimento. As empresas de petróleo e gás enfrentam as pressões de tempo da concorrência e requerem relacionamentos de desenvolvimento mais colaborativos, reutilização de dados, projetos modulares e pré-fabricação de sistemas. Para concluir seus trabalhos com eficiência, os engenheiros precisam ter ferramentas eficazes para gerenciamento de dados, criação de documentação e comunicação do projeto.

 

   Totalmente integrado ao software CAD 3D da SolidWorks, o sistema PDM do SolidWorks permite que você proteja, controle e gerencie dados de projeto valiosos. Ferramentas de pesquisa poderosas ajudam a localizar dados de projeto adequados de maneira rápida e fácil, para que você possa aplicar em projetos futuros sua experiência anterior e as lições aprendidas.

 

   Os engenheiros também podem usar o software SolidWorks para agilizar a produção da documentação de projeto e a montagem de seus produtos. A geração automática de desenhos e a criação de vistas explodidas, em conjunto com a produção de imagens e animações, permitem que você produza a documentação do projeto rapidamente e com um mínimo de esforço.

 

   A possibilidade de comunicar conceitos e documentação do projeto a usuários e clientes atuais e futuros de forma rápida e fácil, obtendo opiniões em seguida, tornou-se cada vez mais importante para melhorar a capacidade de resposta de uma organização. Com o software Solidworks eDrawings, incluído no SolidWorks, você pode rapidamente criar modelos e arquivos de desenho compactos, leves e com muitas informações. Colaborar, comunicar e interagir com contratantes, parceiros e clientes é simples como enviar um e-mail.

 

    A opção pelo uso do software CAD da SolidWorks permite obter melhoras significativas na capacidade de gerenciar, documentar e comunicar dados internos de projeto.

 

 

 

Automatização de fabricação e produção

 

   Depois de usar as ferramentas de projeto 3D para desenvolver e validar projetos, as empresas de petróleo e gás podem usar os dados de CAD 3D para automatizar a fabricação e a produção. Como os dados de projetos 3D são predominantemente visuais, os engenheiros podem se comunicar e colaborar de forma mais eficaz com o pessoal de montagem e produção para equilibrar custos, qualidade e fornecimento. Com o software SolidWorks, as empresas podem gerar BOMs automaticamente à medida que desenvolvem suas montagens, acelerando os pedidos e a compra de peças padronizadas.

 

   Através do uso de software CAM (usinagem auxiliada por computador) integrado, os dados de CAD do SolidWorks também podem ajudar os engenheiros a automatizar os processos de usinagem e fabricação. Usando o software CAMWorks™ do Parceiro de Solução Gold e o software SolidCAM, você pode automatizar a geração de programação de controle numérico para produzir peças personalizadas, poupando tempo no processo de desenvolvimento. Como tudo isso é feito sem sair do SolidWorks, você pode fazer quaisquer alterações necessárias nas peças rapidamente para auxiliar o processo de usinagem dentro do SolidWorks.

 

   Além de diminuir o tempo do processo de produção, o software SolidWorks pode ajudar as empresas de petróleo e gás a reduzir o volume de sucata produzido e o retrabalho necessário. Como o projeto foi validado e a área de manufatura tem acesso direto aos dados de CAD 3D, surgem menos dúvidas e surpresas na fabricação do que quando se usam métodos de desenvolvimento 2D.

 

 

 

Conclusão

 

   Na medida em que a indústria de petróleo e gás continua a enfrentar novos desafios, as empresas estão sentindo o impacto dos custos mais altos de energia, uma maior atenção nas questões ambientais e de segurança e a crescente viabilidade de novas fontes de energia. Independentemente de fabricarem produtos que apóiem processos de exploração e perfuração, distribuição e transporte, refinamento e manufatura, ou o desenvolvimento de tecnologias alternativas e de biocombustíveis, todas as empresas enfrentam pressões da concorrência. Elas devem constantemente desenvolver produtos, equipamentos e sistemas mais complexos – de forma mais rápida, mais eficiente e mais econômica.

 

  Através da implementação do software CAD da SolidWorks como plataforma de desenvolvimento de produtos, sua empresa pode aumentar sua competitividade melhorando o tempo de colocação no mercado, controlando os custos de desenvolvimento e projetando produtos superiores. Com o SolidWorks, você pode obter mais eficiência e ganhos de produtividade em cada estágio do processo de desenvolvimento: do desenvolvimento conceitual e da proposta até a validação, a produção e a implementação do projeto. Além disso, o mesmo modelo pode ser usado para o desenvolvimento de conceito, automação, simulação e comunicação do projeto, desenvolvimento de protótipos e fabricação de produtos.

 

   Muitas empresas de petróleo e gás obtiveram rapidamente o retorno sobre o investimento no SolidWorks com a diminuição do tempo de desenvolvimento, redução nos custos de materiais e no tempo de colocação no mercado de até 50% no primeiro ano. Com o software CAD da SolidWorks, você tem ferramentas poderosas e necessárias para melhorar a qualidade e a inovação de produtos e competir de forma bem-sucedida em uma indústria que está mudando rapidamente – hoje e no futuro.

 

 

 

 

Mais informações ou dúvidas entre em contato!

 

 

Acesse www.4ieng.com.br/solidworks ou ligue para +55 71 3104-2277.

 

 

4i Engenharia - Revenda Oficial do SolidWorks 

 

 

Texto extraído do documento "Projeto eficiente para a indústria de petróleo e gás.  Documento técnico", desenvolvido pela Dassault Systemes SolidWorks e disponibilizado para os VARs da SolidWorks.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque