Como otimizar desenvolvimento de produtos e projetos com simulação computacional

Usando software de CAE nos seus projetos

O desenvolvimento de novos produtos ou projetos exige uma avaliação sobre o desempenho destes, para prever seus comportamentos e torná-los mais eficientes, inovadores e com maior possibilidade de sucesso.


Pensando nisso, as ferramentas de CAE (Computer-Aided Engineering) permitem a realização de simulações e análises computacionais (estrutura, fluido, temperatura, etc) de forma intuitiva, precisa e bastante econômica, obtendo como resultados projetos otimizados, com maior exatidão e redução de número de protótipos e testes a serem realizados.


Os engenheiros de projeto e desenvolvimento de novos produtos precisam atender requisitos de formato, função, ergonomia, etc. Além disso, dependendo do tipo de projeto/produto, é necessário também avaliar as tensões e esforços na estrutura, análise térmica e fluidodinâmica, avaliação de injeção plástica em moldes, entre outros.


David Caldwell, engenheiro de projeto do Observatório Astrofísico Smithsonian, utiliza soluções de simulação e análise. Ele afirma que pode “resolver um problema de simulação não linear, que costumava levar uma semana, em algumas horas. Com tamanha velocidade, posso rapidamente otimizar e entregar um projeto que terá o desempenho esperado”.

Nas análises de CFD (Computational Fluid Dynamics), são 7 os desafios enfrentados pelos engenheiros com este tipo de projeto. Confira no vídeo a seguir:



Outra aplicação, muito comum, é a simulação em montagens de produtos que possui diversos componentes. Em geral, os equipamentos projetados normalmente são compostos de diversas peças num contexto de montagem. Dessa forma é preciso, durante uma análise de elementos finitos, tomar alguns cuidados no tratamento de cada uma das peças e a interação entre elas para obter um bom resultado. O vídeo abaixo mostra um pouco dessa aplicação:

Em resumo, as soluções de CAE permitirão que você aumente a produtividade, controle os custos, elimine os problemas de fabricação, minimize as questões de desempenho, aumente a confiança no projeto e colabore de modo mais eficiente. Você pode usar os resultados precisos obtidos para tomar decisões importantes quanto ao projeto que levarão a uma qualidade mais alta e a produtos mais inovadores em uma fração do tempo e do custo.





Gostou das informações? Está precisando de alguma solução de simulação?




Conte com o time da 4i Engenharia para te apoiar!





Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
4i Engenharia - Facebook
4i Engenharia - Instagram
4i Engenharia - LinkedIn
4i Engenharia - YouTube
4i Engenharia - Revenda SOLIDWORKS