As 10 tecnologias mais promissoras do futuro - Parte 1

May 15, 2019

Saiba quais são essas tecnologias, segundo o conselho de competitividade dos Estados Unidos em parceria com a Deloitte

 

A ciência não para. No decorrer dos anos, o progresso da tecnologia avança de modo exponencial. As tendências tecnológicas apresentam um potencial disruptivo e que está começando a sair de um estado emergente para um impacto e uso mais amplo. Saiba nesse post (e na parte 2), tudo o que você precisa saber sobre essas tecnologias.

 

Veja abaixo quais são as tecnologias mais promissoras.

 

 

1 – Análise Preditiva

 

A nálise preditiva utiliza noções de estatística, matemática e analíticas para prever eventos futuros ou comportamentos baseados em dados antigos. A partir desses dados passados, o que acontece hoje é que conseguimos uma exatidão muito maior devido a essas informações. Isso ocorre pelo alto volume de dados que estamos gerando, possibilitando uma probabilidade de análise maior.

 

2 -Produtos conectados e inteligentes (IOT)

 

A tecnologia interconectada forneceu a estrutura digital de 2018. Massas de dados compartilhados estão revolucionando a vida moderna, dos semáforos às entregas de seus novos medidores elétricos inteligentes.

 

A tecnologia responsiva, orientada por dados, que opera com a demanda aumentou dramaticamente nos últimos doze meses. A tecnologia voltada para uma maior eficiência econômica e ambiental está crescendo rapidamente, com a arquitetura da cidade incluindo o espírito inteligente.

 

3- Fábricas inteligentes (IOT)

 

Fábricas inteligentes se resumem a três características básicas: elas devem ser responsivas, flexíveis e conectadas.

 

As empresas estão incluídas no que está sendo chamado de indústria 4.0 tem a capacidade de um sistema se comunicar de forma transparente entre o homem e a máquina, que conectados se comunicam. E a virtualização, com a conexão entre dados dos sensores das máquinas com modelos de simulação, que ensinam a forma correta do robô trabalhar.

 

4 – Materiais avançados

 

Referem-se à descoberta e fabricação de novos materiais, como metais leves e de alta resistência e ligas de alta performance, cerâmicas avançadas e compósitos, materiais críticos e polímeros bio-based.

 

5 – Design digital, simulação e integração

 

É a conceitualização e construção digital de um protótipo virtual, ou de um processo virtual, alcançado por meio de simulação computacional de um produto ou processo físicos.

 

Apesar da necessidade do conhecimento para criação do modelo a ser analisado e dos resultados obtidos, os softwares atuais de engenharia que realizam simulação (como o SOLIDWORKS Simulation) auxiliam muito nas análises dos projetos de engenharia, reduzindo o tempo de projeto e, consequentemente, os custos associados.

 

O SOLIDWORKS Simulation é uma ferramenta que utiliza o método de análise por elementos finitos para prever o comportamento físico de um produto que é testado virtualmente, a partir de um modelo CAD (Computer Aided-Design). Dentre as possibilidades de análises, é possível realizar análises estáticas, dinâmicas, não lineares (estática e dinâmica), entre outras.

 

 

Clique aqui para saber mais sobre essa ferramenta. 

 

Veja o conteúdo sobre Simplificando a simulação computacional com o SOLIDWORKS Simulation, clicando aqui.

 

 

 

E isto não é tudo! No próximo post vamos continuar mostrando um pouco mais sobre este incrível conteúdo sobre 10 tecnologias mais promissoras.

 

Gostou do conteúdo? Veja também esse conteúdo gratuito de análise de elementos finitos!

 

 

Ficou com alguma dúvida?

 

Entre em contato com nossos consultores!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Qual módulo do SOLIDWORKS CAD 3D atende sua necessidade?

January 22, 2020

1/8
Please reload

Posts Recentes