A Engenharia no Carnaval: Segurança e Diversão garantida!

February 23, 2017

O Carnaval é considerado a maior festa popular do Brasil. Milhões de pessoas participam das comemorações, em todos os cantos do país. Seja em Salvador, Rio de Janeiro, Recife ou outra cidade, a magia e diversão encantam as pessoas!

 

 

    Para que toda essa folia se mantenha durante todos os dias da festa são necessárias algumas precauções com a segurança, com o objetivo de proteger os foliões de possíveis acidentes e o meio ambiente de impactos negativos.

 

    Os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA) de cada estado são os responsáveis por vistoriar, fiscalizar e liberar o funcionamento das estruturas presentes nos locais que ocorrem as festas. Os organizadores das festas devem contratar engenheiros ou empresas de engenharia para realização dos projetos de engenharia e sua posterior execução.

 

     Na Bahia, o CREA-BA realiza em 2017 a campanha “Carnaval Seguro”, onde funcionários do conselho realizam a vistoria nos trios elétricos e nas estruturas dos camarotes, palcos, arquibancadas, entre outros. É avaliada a possibilidade de ocorrência de possíveis eventos como: falhas mecânicas, incêndio e curto circuito em veículos; instabilidade e danos da estrutura, ausência de equipamentos de proteção coletiva (extintor, guarda-corpo, sinalização), plano de segurança para situações de pânico, incêndio e curto circuito em estruturas metálicas; falha na fixação, montagem e danos na rede elétrica nas decorações dos ambientes. Para cada um dos possíveis eventos, existem consequências desde leves até graves, podendo provocar a morte de foliões.

 

 

 

    Para o Rio de Janeiro, por exemplo, a avaliação das passarelas do Sambódromo e estruturas dos carros que desfilam na Sapucaí é realizada pelo CREA local, além de outras vistorias. Em Recife, os palcos e estruturas das festas são analisados, buscando garantir condições adequadas de segurança, rotas de emergência, entre outros.

 

    Estas ações de fiscalização preventiva são imprescindíveis para garantir a segurança em todos os dias de festa. Os engenheiros (mecânico, civil, eletricista) sãos as pessoas capacitadas para este serviço, desde a realização dos projetos, análises estruturais, emissão de ART e ensaios de carga de acordo com normas técnicas até a fiscalização e verificação das montagens. A segurança dos foliões e preservação do meio ambiente são fundamentais para garantir a diversão no carnaval!

 

 

ACESSIBILIDADE

 

    Durante as vistorias, são avaliadas também as condições de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Camarotes, por exemplo, devem possuir acessos específicos para este público, de acordo com leis vigentes.

 

 

 

TECNOLOGIA E ENTRETENIMENTO

 

    Além de garantir a segurança nas estruturas da festa, os engenheiros também são os responsáveis pela magia e encantamento gerado pelas tecnologias utilizadas durante a festa. Nos desfiles das Escolas de Samba estas tecnologias são apreciadas pelo público, que se apaixonam com a beleza do espetáculo!

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

SENAI Cimatec Park: Saiba o que rolou na inauguração!

November 13, 2019

1/8
Please reload

Posts Recentes