Aprimore seu processo de desenvolvimento de produto com a integração CAD/CAM

March 5, 2018

Para entender os possíveis benefícios de uma plataforma integrada CAD/CAM, é importante
comparar os processos de fluxo de trabalho associados à metodologia tradicional e não integrada ao processo do projeto à fabricação com o processo de fluxo de trabalho colaborativo e simultâneo possibilitado pela plataforma integrada CAD/CAM.

 

 

 

Falando um pouco sobre a não integração dos sistemas CAD e CAM, o fluxo de trabalho entre o projeto e a fabricação acontece de forma linear e sequencial com relação à transmissão dedados de projeto. Consequentemente, cada iteração seguinte que vai e volta ocorre quase no final do processo o que pode gerar custos e atrasos potenciais. Depois que um projeto é liberado para produção, a equipe de fabricação precisa importar, converter ou transformar os dados em um arquivo com o qual eles possam trabalhar para programar caminhos de ferramenta para usinar uma peça ou um molde. Se houver problemas na geometria do projeto, no custo de materiais ou na viabilidade de fabricação, eles devem ser retransmitidos para o engenheiro de projeto para uma resolução, e o processo se repete.

 

A metodologia não integrada ao processo do projeto à fabricação tem várias desvantagens,
a principal é o grande potencial para imprecisões. Quando há a necessidade de converter,
transformar ou importar um arquivo, mudando de um formato de dados para outro, existem
possibilidades de erro, bem como de falta de documentação das alterações de projeto feitas
por motivos relacionados à fabricação que nunca voltam para a área de projeto de produto.

 

 

 

Desvantagens do fluxo de trabalho CAD/CAM não integrado:


• Conversões de dados criam barreiras
• A precisão dos dados pode ser prejudicada
• Projetos simultâneos podem ser prejudicados
• Processo demorado
• Manutenção e treinamento dispendiosos

 

Já com a plataforma integrada CAD/CAM que era antes um fluxo de trabalho linear e sequencial com alta probabilidade de iterações demoradas e dispendiosas no final torna-se um processo colaborativo e simultâneo com interações mais eficientes, oportunas e com custo reduzido logo no início da sequência. O fator crítico subjacente a este fluxo de trabalho aprimorado do projeto à fabricação é o formato de dados comum e a valiosa comunicação que ele facilita. Um sistema integrado CAD/CAM oferece um modelo de suporte às funções de projeto e de fabricação em vez de ter vários formatos de arquivo, inúmeras traduções/conversões de dados e diferentes modelos CAD e CAM.

 

Essa metodologia mais simplificada e colaborativa aproveita o conhecimento e a experiência dos profissionais de fabricação no início do processo, quando sua produção pode tornar a contribuição mais significativa ao identificar e solucionar possíveis problemas com custos e viabilidade de fabricação. A iteração antecipada em um ambiente virtual comum é mais rápida, custa menos e produz produtos superiores. Ela também ajuda os projetistas e engenheiros de fabricação a trabalhar em maior colaboração, a entender melhor a perspectiva um do outro e, finalmente, a se beneficiarem do crescimento profissional que pode inspirar novas ideias e inovação.

 

 

 

Vantagens do fluxo de trabalho CAD/CAM integrado:


• As conversões de dados são evitadas
• A precisão de dados é garantida
• O projeto simultâneo é promovido
• Muito menos tempo gasto do que na exportação/importação
• Menor custo, menos sistemas

 

 

    Com uma equipe capacitada em centros tecnológicos localizados ao redor do mundo, a 4i Engenharia traz para o mercado nacional um conjunto de soluções que permitem atingir os resultados encontrados por empresas referências em seus segmentos mundialmente.

 

 

Dúvidas? Estamos à disposição:

(71) 3104-2277

 

contato@4ieng.com.br

 

 

 

4i Engenharia - Revenda Oficial do SolidWorks

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

SENAI Cimatec Park: Saiba o que rolou na inauguração!

November 13, 2019

1/8
Please reload

Posts Recentes