top of page

A importância do Método dos Elementos Finitos!


elementos finitos,mef

O Método dos Elementos Finitos (MEF) é um procedimento matemático que subdivide em partes menores o domínio de um problema, permitindo assim diversas vantagens como: melhor representação de geometrias complexas, inserção de propriedades distintas no mesmo sistema, identificação de resultados localizados, entre outras.


Com que precisão a análise de elementos finitos simula a realidade

O desenvolvimento desse método ocorreu no final do século XVIII, mas a utilização foi difundida a partir das décadas de 80 e 90, com a melhoria contínua dos sistemas de processamentos dos computadores. Isto permitiu agilizar a resolução da enorme quantidade de equações algébricas existentes no sistema, além de permitir uma abordagem mais detalhada da situação.


O MEF é utilizado para diversas aplicações que envolvem análises dinâmicas ou estáticas, linear ou não linear, entre outras, sendo mais aplicados nas áreas da Engenharia Mecânica e Civil, para análises de estruturas através das cargas, tensões, carregamentos, entre outros.


elementos finitos


Deve-se atentar que os resultados obtidos através dos softwares que utilizam o Método dos Elementos Finitos são de elevada qualidade, entretanto estes devem ser analisados por profissionais qualificados, pois podem ocorrer erros na introdução dos dados, ausência de correspondência entre os modelos selecionados e estrutura analisada, condições de contornos desprezadas, entre outros, os quais podem comprometer o projeto na sua execução.


A 4i Engenharia possui consultores com doutorado na área de análises estruturais através do MEF, possibilitando assim a aplicação de boas práticas do método e avaliação qualificada dos seus resultados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga-nos
  • facebook
  • instagram
  • linkedin
  • youtube
bottom of page