Como transformar uma ideia em produto?


Metodologias de desenvolvimento de produtos auxiliam a transformar ideias em produtos, a partir de etapas de projeto e ferramentas que direcionam todo o seu desenvolvimento. Entretanto, antes de partir para a “mão na massa” e gastar recursos financeiros, tempo e energia, é importante realizar algumas análises essenciais para o surgimento ou não do negócio.


1 – Existem potenciais clientes para a sua ideia, além de você, seus familiares e amigos?

Antes de tirar a ideia do papel é necessário fazer uma pergunta básica: existem potenciais clientes para o seu futuro negócio? Fora você, seus familiares e amigos, alguém compraria a sua solução? Um dos principais erros dos inventores é acreditar que sua ideia é perfeita e que todos vão desejar adquiri-la. Isto pode até acontecer, mas só será real se uma pesquisa e validação da ideia forem realizadas, conforme afirma Steve Blank's na sua metodologia “Customer Development”. Caso a sua ideia não seja realmente o que o mercado deseja, tente mudar o modelo de negócio ou a solução apresentada para aquele problema. Pivote!


2 - Defina metas e indicadores de desempenho

Após a validação da ideia com seus potenciais clientes, está na hora de planejar o desenvolvimento do seu negócio e não apenas do seu produto. Metas e indicadores para as áreas de desenvolvimento do produto, vendas, marketing e recursos humanos devem ser estabelecidos. Apesar de ainda ser apenas uma ideia, com poucos recursos financeiros e humanos, o planejamento para execução dessas áreas do negócio é prioridade, pois permitirá uma maior facilidade na execução das atividades do projeto. Confie, vai te ajudar muito!



3 - Construa uma equipe engajada e capacitada



Engajamento, conhecimento técnico e rede de contatos são as principais características que a equipe formada para transformação da ideia em produto deve possuir, nessa ordem de importância. É fundamental que todos acreditem no potencial da ideia e trabalhem com vontade no projeto. O conhecimento técnico auxilia na execução do projeto, sendo interessante se for complementar entre os membros (cada um entender de uma determinada área). Já o networking permite abrir portas e inserir seu projeto no nicho de mercado proposto a atuar.


Com estas análises iniciais realizadas, é possível partir para aplicação das metodologias de desenvolvimento de produtos.


A 4i Engenharia possui uma sistemática própria de desenvolvimento de produtos, que aplica no desenvolvimento dos seus produtos e em projetos de clientes. Se desejar saber mais sobre a metodologia e a Solução 360° de Inovação da empresa, clique aqui.

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